MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Perspectiva de gênero: Resolução impulsionou mais de 8 mil decisões
Equidade

Perspectiva de gênero: Resolução impulsionou mais de 8 mil decisões

Questões como violência doméstica e descumprimento de medidas protetivas têm sido os temas predominantes nos julgados.

Da Redação

segunda-feira, 17 de março de 2025

Atualizado às 16:30

Instituído em 2021 pelo CNJ, o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero orienta a magistratura na aplicação de diretrizes que promovem a equidade entre gêneros no sistema judiciário. A Resolução 492/23 do CNJ tornou obrigatória a capacitação de magistrados em direitos humanos, gênero, raça e etnia, com foco na interseccionalidade, visando garantir a efetiva adoção do protocolo.

Em dois anos, o protocolo já impactou mais de oito mil decisões judiciais. O Comitê de Acompanhamento e Capacitação sobre Julgamento com Perspectiva de Gênero no Poder Judiciário, coordenado pela conselheira Renata Gil, monitora a aplicação da resolução e propõe melhorias para o sistema.

O banco de sentenças e decisões, criado pelo CNJ, reúne julgados que aplicam a perspectiva de gênero, permitindo o acompanhamento das atividades dos tribunais. Atualmente, o banco registra mais de 8.134 decisões, majoritariamente da Justiça Estadual.

Veja os números:

Em 2023, foram registrados 23 processos; em 2024, 6,1 mil sentenças; e em 2025, quase 2 mil decisões até o momento. Os temas mais frequentes são ameaça, perseguição, violência doméstica e descumprimento de medidas protetivas.

A aplicação do protocolo se estende a diversos ramos da Justiça. O TRT da 2ª região utilizou o protocolo em um caso de demissão de gestante, garantindo seus direitos trabalhistas. "O ambiente de trabalho é, na verdade, um terreno fértil para discriminações, pois a assimetria inerente à relação empregatícia favorece a prática velada de condutas discriminatórias".

No âmbito eleitoral, o TRE/AL aplicou o protocolo em um caso de fraude à cota de gênero, invalidando candidaturas de um partido político. O protocolo aborda questões específicas de cada ramo da Justiça, como a legitimidade das cotas e a distribuição de recursos eleitorais.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA