MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Recuperação: Produtor rural terá "stay period" prorrogado por 180 dias
Maquinário blindado

Recuperação: Produtor rural terá "stay period" prorrogado por 180 dias

Nova "blindagem" contra execuções visa a permitir continuidade da atividade.

Da Redação

segunda-feira, 17 de março de 2025

Atualizado às 17:39

Produtor rural em processo de recuperação judicial conseguiu, na Justiça de GO, a prorrogação do "stay period", inicialmente de 180 dias, por igual período, garantindo a suspensão, por um ano, de execuções sobre maquinários agrícolas, fundamentais para sua atividade.

Decisão é do juiz de Direito substituto Rafael Machado de Souza, ao destacar que a legislação (lei 11.101/05) permite tal extensão em caráter excepcional.

Para o magistrado, a prorrogação do "stay period" se justifica em razão de atrasos significativos na publicação dos editais e listas de credores, procedimentos essenciais para a realização da Assembleia Geral de Credores.

 (Imagem: Freepik)

Produtor agrícola em recuperação terá mais 180 dias de "stay period".(Imagem: Freepik)

A recuperação em debate envolve um passivo de cerca de R$ 240 milhões. A legislação prevê que, durante o "stay period", ficam suspensas as execuções contra o devedor, garantindo um ambiente mais controlado para a negociação das dívidas e a reestruturação da empresa.

O magistrado reconheceu a essencialidade de vários maquinários agrícolas para a produção e colheita de grãos, e determinou que estes não podem ser expropriados até o final do "stay period".

"Não se pode ignorar que os bens indicados se tratam de maquinários agrícolas em franca atividade de produção e colheita de grãos (...). Assim, (...) devem ser considerados de fato, essenciais para a atividade econômica explorada pelos produtores. A ausência desses equipamentos compromete diretamente a safra e a sustentabilidade do negócio, razão pela qual deve ser reconhecida a essencialidade, ficando vedada apenas e tão somente a expropriação de mencionados bens, aqui compreendida como a perda da posse direta e retirada do estabelecimento comercial pela recuperanda, até o final do stay period."

A medida foi considerada fundamental para evitar a descontinuidade das operações da empresa, permitindo que ela mantenha sua atividade produtiva durante o processo de negociação com os credores, permitindo sua reestruturação financeira.

O escritório João Domingos Advogados atuou pela empresa agroindustrial.

Leia a decisão.

 João Domingos Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...