MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Médico diz que mamografia causa câncer e é processado pela AGU
Saúde Pública

Médico diz que mamografia causa câncer e é processado pela AGU

Ação busca reparação de R$ 300 mil por danos morais coletivos e a obrigação de publicar conteúdo correto sobre o exame.

Da Redação

sexta-feira, 21 de março de 2025

Atualizado às 12:29

A AGU ajuizou ação contra o médico Lucas Silva Ferreira Mattos, requerendo sua condenação por danos morais coletivos no valor de R$ 300 mil, após publicar em suas redes sociais conteúdos que alegam, sem respaldo científico, que o exame de mamografia aumentaria a incidência de câncer de mama.

A ação foi apresentada à Justiça Federal de Minas Gerais, Estado onde o médico exerce principalmente sua atividade profissional.

Além da indenização, a AGU pede que o médico seja obrigado a apagar as postagens e a divulgar em seus perfis conteúdo pedagógico e informativo produzido pelo Ministério da Saúde. A republicação do conteúdo está prevista para outubro, mês da campanha "Outubro Rosa", voltada à prevenção do câncer de mama.

 (Imagem: AdobeStock)

AGU pede condenação de médico que apontou mamografia como causa de câncer.(Imagem: AdobeStock)

A atuação da AGU foi conduzida por meio da PNDD - Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, no âmbito do programa "Saúde com ciência", parceria entre a AGU, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

O objetivo da iniciativa é promover a integridade da informação em temas de saúde pública.

A AGU argumenta que, ao propagar informações falsas, o médico contribui para o descrédito de um exame reconhecido mundialmente como essencial para a detecção precoce da doença.

"A declaração proferida tem o condão não apenas de gerar mais pânico nas pessoas interessadas no tema, mas também de promover descrédito sobre a eficácia de tratamento/exame adotado e recomendado pelas instituições/órgãos de medicina e saúde sobre o tema", destaca trecho da ação.

Outro ponto enfatizado pela AGU é que declarações como a do médico afetam diretamente as políticas públicas de saúde.

"Nesse contexto, declarações desinformativas que levem ao descrédito de um dos exames reputados essenciais sobre a enfermidade em questão (mamografia) têm o condão de afrontar, a uma só vez, o direito à saúde [...] além do direito à informação íntegra a que a população faz jus", reforça o órgão.

Com 1,3 milhão de seguidores no Instagram e 22 mil no YouTube, Mattos tem, segundo a AGU, grande potencial de alcance e influência na opinião pública. A ação conta ainda com nota técnica do Ministério da Saúde que recomenda a realização periódica da mamografia como estratégia eficaz para detectar precocemente o câncer de mama.

O documento orienta que mulheres de 50 a 69 anos, sem fatores de risco adicionais, realizem o exame a cada dois anos.

"A mamografia nesta faixa etária, com periodicidade bienal, é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo", informa a nota técnica.

Entenda

O médico Lucas Ferreira Mattos, que possui registros profissionais em São Paulo e Minas Gerais, acumula mais de 1,2 milhão de seguidores no Instagram. Em uma das postagens, Mattos responde a uma seguidora que relata ter dois cistos nos seios. Na gravação, ele desencoraja o exame preventivo.

"Ficar fazendo mamografia? Uma mamografia gera uma radiação para a mama equivalente a 200 raios X. Isso aumenta a incidência de câncer de mama, por excesso de mamografia. Tenho 100% de certeza que o seu nódulo benigno é deficiência de iodo".

Com informações do Gov.br.

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA