MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Zanin vota para aceitar denúncia de Bolsonaro: "série de elementos"
Denúncia de golpe

Zanin vota para aceitar denúncia de Bolsonaro: "série de elementos"

Ministro afirmou que documentos, vídeos e materiais justificam abertura de ação penal contra ex-presidente.

Da Redação

quarta-feira, 26 de março de 2025

Atualizado às 13:06

O ministro Cristiano Zanin, do STF, votou pelo recebimento da denúncia da PGR contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros acusados de envolvimento em tentativa de golpe de Estado.

Com o voto, a 1ª turma da Corte, por unanimidade, tornou os investigados réus.

Zanin destacou que a denúncia não está baseada unicamente em delações premiadas, como alegaram as defesas. Segundo o ministro, há uma "série de elementos" que amparam as acusações formuladas pela PGR.

"Longe de ser uma denúncia amparada exclusivamente em uma delação premiada, o que se tem aqui são diversos documentos, vídeos, dispositivos, enfim, diversos materiais que dão amparo àquilo que foi apresentado pela acusação", afirmou.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Zanin vota para tornar Bolsonaro réu.(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Durante sua manifestação, Zanin enfatizou que o Código Penal brasileiro prevê a responsabilização de todos os que concorrem para o cometimento de um crime, mesmo que não estejam presentes no momento da execução.

"O que significa isso? Que não necessariamente o acusado tem que ter estado no 8 de janeiro. Mas, se ele concorreu, de alguma forma, para que esse evento tivesse ocorrido, ele responde nos termos da lei. É o que está expresso no Código Penal", explicou.

O ministro afirmou que há materialidade e indícios suficientes de autoria, conforme apontado no voto do relator Alexandre de Moraes, o que justifica a instauração da ação penal.

Com os votos de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e agora Cristiano Zanin, a 1ª turma do STF aceitou a denúncia e tornou os oito investigados réus por tentativa de golpe de Estado.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS