MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Policial que concluiu formação sub judice receberá salário de soldado
Remuneração

Policial que concluiu formação sub judice receberá salário de soldado

Colegiado ressaltou que ao exercer as funções de soldado, o homem deve receber a correspondente remuneração.

Da Redação

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Atualizado às 14:56

A 1ª câmara Especializada Cível do TJ/PB determinou que o Estado promova equiparação salarial de policial militar que concluiu curso de formação por força de decisão judicial, mas continuava recebendo como recruta.

Segundo os autos, o autor participou e concluiu o curso de formação de soldados amparado por liminar, passando a exercer regularmente as funções do cargo. No entanto, mesmo em atividade, seguia recebendo remuneração inferior, referente ao posto de recruta (PM-01), enquanto colegas que concluíram o curso no mesmo período já recebiam como soldados engajados (PM-02).

A sentença de 1º grau havia julgado procedente o pedido, determinando o pagamento das diferenças salariais e das gratificações devidas. O Estado apelou, sustentando que a condição sub judice do autor impediria a equiparação até o trânsito em julgado da ação originária.

 (Imagem: Reprodução/PMRN)

Policial que concluiu curso de formação sub judice deve receber salário de soldado engajado.(Imagem: Reprodução/PMRN)

Ao analisar o recurso, o relator, juiz convocado Vandemberg de Freitas Rocha, destacou que o homem faz jus à remuneração equivalente à dos demais soldados, pois, ao concluir o curso e desempenhar as funções do cargo, criou-se situação de fato que exige contraprestação correspondente.

Para o magistrado, a manutenção do pagamento como recruta, diante do exercício efetivo das funções, violaria os princípios da legalidade, isonomia e moralidade administrativa.

O relator também entendeu que não se trata de promoção, reclassificação ou aumento, mas de retribuição devida por função exercida. O magistrado considerou ainda a decisão definitiva na ação anterior, que garantiu ao autor o direito de participar do curso de formação.

Assim, determinou que o Estado promova equiparação salarial.

O advogado Ricardo Fernandes, do escritório Fernandes Advogados, atua na causa em favor do policial.

Leia aqui o acórdão.

Fernandes Advogados

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...