MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ: premeditação pode agravar culpabilidade na dosimetria da pena
Tema 1.318

STJ: premeditação pode agravar culpabilidade na dosimetria da pena

3ª Seção fixa tese no Tema 1.318 e estabelece que a premeditação pode agravar a pena-base, desde que não configure bis in idem e haja fundamentação concreta.

Da Redação

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Atualizado em 6 de junho de 2025 10:18

A 3ª Seção do STJ, no Tema 1.318, definiu que a premeditação pode justificar a valoração negativa da circunstância da culpabilidade, conforme previsto no art. 59 do CP.

O relator dos recursos repetitivos afetados, ministro Otávio de Almeida Toledo, destacou a ausência de previsão expressa da premeditação como circunstância judicial autônoma no CP. Contudo, ressaltou que tanto o STJ quanto o STF já vêm reconhecendo a possibilidade de se considerar a premeditação como indicativo de maior culpabilidade, desde que respeitados o non bis in idem e que haja fundamentação concreta.

Assim, fixou a seguinte tese:

1 - A premeditação autoriza a valoração negativa da circunstância da culpabilidade prevista no art. 59 do CP, desde que não constitua elementar do tipo penal, nem represente pressuposto para incidência de agravante ou qualificadora.

2 - A exasperação da pena-base pela premeditação não é automática, reclamando fundamentação específica acerca da maior reprovabilidade da conduta no caso concreto.

Casos paradigmas

No caso concreto do REsp 2.174.008, o TJ/AL reconheceu que o réu, condenado por estupro de vulnerável, premeditou o crime ao se aproveitar da relação de proximidade com o pai da vítima, o que justificou a valoração negativa da culpabilidade. O relator manteve essa conclusão, negando provimento ao recurso. A mesma solução foi adotada no REsp 2.174.028, com reafirmação da tese.

 (Imagem: Freepik)

STJ firma tese sobre premeditação como fator de aumento da culpabilidade na dosimetria da pena.(Imagem: Freepik)

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA