MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. 1ª seção do STJ nega pedido da União e mantém anistia a militar da FAB
Anistia

1ª seção do STJ nega pedido da União e mantém anistia a militar da FAB

Colegiado manteve decisão do TRF da 5ª região que restabeleceu a anistia ao cabo.

Da Redação

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Atualizado às 16:27

A 1ª seção do STJ julgou improcedente, nesta quinta-feira, 8, reclamação apresentada pela União contra decisão que determinou o restabelecimento da condição de anistiado político a cabo da Aeronáutica.

Para o relator, ministro Gurgel de Faria, embora o colegiado tenha denegado a segurança anteriormente, a decisão reclamada se baseou em fundamentos distintos, que extrapolam o objeto originalmente julgado pela 1ª seção.

Entenda

O caso teve início com mandado de segurança impetrado pelo cabo contra ato do Ministério da Justiça que havia anulado a anistia concedida a ele em 2002.

A anistia havia sido reconhecida com base na portaria 1.104-GM3/64 da Aeronáutica, que por muito tempo foi considerada como ato de exceção de natureza política.

No processo, o cabo sustentou que havia decadência do direito da Administração de revisar a concessão da anistia, uma vez decorrido o prazo de cinco anos previsto no art. 54 da lei 9.784/99. A tese central era a de que a portaria 1.104/GM3/64 teria caráter político, o que tornaria sua revisão administrativa intempestiva.

Em primeiro momento, a 1ª seção do STJ concedeu a segurança, reconhecendo a decadência do direito de anulação da portaria concessiva de anistia.

Contudo, em juízo de retratação, o colegiado denegou a segurança, alinhando-se à orientação firmada pelo STF no tema 839. Segundo o entendimento, a Administração pode revisar atos de anistia com base na portaria 1.104-GM3/64, mesmo após o prazo decadencial, desde que o devido processo legal seja respeitado e não reste comprovada motivação exclusivamente política.

 (Imagem: Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress)

1ª seção do STJ mantém decisão que restabeleceu anistia a cabo da FAB.(Imagem: Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress)

Apesar da decisão do STJ, o TRF da 5ª região concedeu liminar para determinar o restabelecimento da condição de anistiado político do cabo, com retomada dos pagamentos da reparação econômica e do plano de saúde da Aeronáutica.

Para a União, a decisão contrariou a autoridade do que fora decidido no mandado de segurança, razão pela qual ajuizou a Rcl 48.085 no STJ.

Na ação, alegou que o TRF da 5ª região teria desrespeitado decisão transitada em julgado ao determinar a reintegração da anistia sem necessidade de novo processo administrativo, o que seria vedado.

Causa de pedir

Em voto, o relator do caso, ministro Gurgel de Faria, observou que a decisão proferida no mandado de segurança originário tratou unicamente da questão do prazo decadencial, tendo a segurança sido denegada com base nesse ponto específico.

Já a decisão do TRF da 5ª região, apontada na reclamação como supostamente descumpridora da decisão do STJ, abordou outras causas de pedir, como vícios relacionados à nulidade da portaria e outros elementos que extrapolam o objeto da decisão original.

Nesse sentido, o ministro destacou que "se tem outra causa de pedir, eu não posso dizer que está havendo um descumprimento por parte da decisão deste tribunal".

Diante disso, o relator entendeu que não houve violação da decisão que havia denegado a segurança, razão pela qual votou pela improcedência da reclamação.

O entendimento foi acompanhado por unanimidade pelo colegiado.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...