MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juíza considera uso de óculos e mantém candidato reprovado por visão
Concurso

Juíza considera uso de óculos e mantém candidato reprovado por visão

Magistrada entendeu que a acuidade visual corrigida com óculos atende ao padrão exigido no edital do concurso.

Da Redação

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Atualizado às 15:55

A juíza de Direito Mariuccia Benicio Soares Miguel, da 7ª vara de Fazenda Pública Estadual de Goiânia/GO, decidiu reintegrar ao concurso para policial penal do Estado de Goiás um candidato considerado inapto no exame de visão, ao entender que o uso de óculos corrige a acuidade visual para o padrão exigido pelo edital.

 (Imagem: Freepik)

Juíza do TJ/GO garante participação de candidato considerado inapto em exame de visão no concurso para policial penal.(Imagem: Freepik)

Na ação, o candidato alegou que, embora sua acuidade visual sem correção estivesse abaixo dos limites exigidos no edital, sua visão corrigida com o uso de óculos atingia o padrão 20/20 em ambos os olhos, conforme laudo oftalmológico apresentado, permitindo a plena realização das atribuições do cargo.

Decisão judicial

A juíza, ao proferir a decisão, destacou que o edital do concurso exige acuidade visual mínima de 20/40 sem correção e 20/30 com correção. Contudo, enfatizou que a documentação médica apresentada comprovou que o candidato atinge acuidade de 20/20 com correção, tornando-o apto para o exercício do cargo.

A magistrada também ponderou que "os atos da Administração Pública são regidos não apenas pela legalidade, mas também pela proporcionalidade, garantindo a adequação entre os meios empregados e os fins pretendidos à realização do interesse público".

Reforçou que decisões semelhantes do TJ/GO já reconheceram o direito de candidatos com acuidade visual corrigida, citando precedentes relevantes para o caso. 

Segundo a juíza, "a não concessão da tutela impossibilitaria a participação da parte autora nesta etapa, causando-lhe prejuízo irreparável".

Diante do exposto, a magistrada deferiu a liminar para garantir a reintegração do candidato ao concurso, com a participação nas etapas subsequentes.

O escritório VIA ADVOCACIA - Concursos e Servidores atua pelo candidato.

Leia a decisão.

VIA ADVOCACIA - Concursos e Servidores

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.