MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Zanin autoriza operação contra suspeitos de vazar informações do STJ
Operação Sisamnes

Zanin autoriza operação contra suspeitos de vazar informações do STJ

Mandados de busca foram cumpridos no Tocantins, e medidas cautelares foram impostas aos investigados.

Da Redação

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Atualizado às 12:15

Nesta sexta-feira, 30, o ministro Cristiano Zanin, do STF, autorizou a Polícia Federal a dar continuidade à Operação Sisamnes. Essa operação investiga a divulgação de informações sigilosas no STJ. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Tocantins.

A pedido da Polícia Federal, com concordância da Procuradoria-Geral da República, o ministro Zanin determinou medidas cautelares. O prefeito de Palmas/TO, José Eduardo de Siqueira Campos, e o advogado Michelangelo Cervi Corsetti estão proibidos de deixar o país e de contatar outros investigados.

Entretanto, os pedidos de afastamento das funções públicas e de proibição de acesso às dependências do STJ foram indeferidos pelo ministro. Da mesma forma, a Polícia Federal teve seus pedidos de prisão preventiva dos investigados e de busca e apreensão em escritório de advocacia negados.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Ministro Cristiano Zanin atendeu a pedido da PF, com aval da PGR.(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Entenda

De acordo com as investigações, o esquema foi identificado após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, ocorrido em 2023 em frente ao escritório dele, em Cuiabá/MT. A Polícia Federal revelou a existência de uma organização criminosa especializada em espionagem e homicídios sob encomenda.

O grupo, conhecido como "Comando C4" - ou "Comando de Caça Comunistas, Corruptos e Criminosos" -, tinha tabelas impressas com os "preços" de cada assassinato e foi descoberto a partir da análise do celular de Zampieri.

Mensagens e arquivos encontrados no celular do advogado assassinado indicaram ainda indícios de venda de sentenças e movimentações financeiras suspeitas, incluindo pagamentos a desembargadores e ministros do STJ.

O esquema teria sido criado para disfarçar o pagamento de propinas milionárias em troca de decisões judiciais favoráveis, atribuídas a um magistrado do TJ/MT.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...