MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. "Sem indícios": Bolsonaro se desculpa por acusações a ministros do STF
Núcleo 1

"Sem indícios": Bolsonaro se desculpa por acusações a ministros do STF

Durante depoimento no Supremo, ex-presidente afirmou que falas sobre suposto recebimento de valores eram desabafo e que não tinha intenção de acusar Moraes, Fachin e Barroso.

Da Redação

terça-feira, 10 de junho de 2025

Atualizado às 16:35

Durante oitiva realizada nesta terça-feira, 10, no STF, o ex-presidente Jair Bolsonaro pediu desculpas por declarações proferidas em reunião ministerial nas quais sugeria, sem apresentar provas, que os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso teriam recebido milhões de dólares.

O vídeo da reunião, que integra os autos da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado e os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, foi citado pelo relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, ao questionar Bolsonaro sobre as insinuações.

"Olha o Fachin, o cara não tem limite (...). Que o Barroso está levando 30 milhões de dólares? Não vou falar isso aí. Que o Alexandre de Moraes está levando 50 milhões de dólares? Não vou falar isso aí", leu Moraes, referindo-se ao trecho da gravação da reunião.

Em seguida, perguntou: "Quais eram os indícios que o senhor tinha de que nós estaríamos levando 50 milhões, 30 milhões de dólares?"

O ex-presidente respondeu que "não tem indício nenhum, senhor ministro." Ainda, Bolsonaro afirmou que se tratava de um momento privado, que a reunião não deveria ser gravada, e que suas falas foram fruto de um desabafo.

"Uma retórica que eu usei. Se fossem outros três ocupando, teria falado a mesma coisa. Me desculpem, não tinha essa intenção de acusar de qualquer desvio de conduta dos senhores três."

Assista o trecho:

Histórico

A ação penal que apura a tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 foi instaurada no STF após o oferecimento de denúncia pela PGR, que apontou a atuação coordenada de diversos núcleos envolvidos na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. 

O ex-presidente Jair Bolsonaro e outras autoridades foram incluídos na investigação e, posteriormente, tornaram-se réus após a denúncia ser recebida pelo STF.

Relatada pelo ministro Alexandre de Moraes, a ação avançou para a fase de instrução, com a realização das oitivas dos acusados, como a que ocorre nesta terça-feira, 10, na qual o ex-presidente presta depoimento. 

A fase atual antecede o julgamento de mérito, no qual a Corte irá decidir pela condenação ou absolvição dos envolvidos.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...