MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Defesa de Bolsonaro pede ao STF anulação da delação de Mauro Cid
Delação

Defesa de Bolsonaro pede ao STF anulação da delação de Mauro Cid

A equipe jurídica alega que ex-ajudante de ordens mentiu em interrogatório.

Da Redação

terça-feira, 17 de junho de 2025

Atualizado às 09:37

A equipe jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro formalizou, nesta segunda-feira, 16, uma solicitação ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, para que seja declarada a nulidade do acordo de colaboração premiada firmado com o ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid.

Segundo os advogados, Cid teria prestado informações falsas durante o interrogatório realizado na semana anterior, além de ter infringido as cláusulas de confidencialidade estabelecidas no acordo, o qual foi celebrado com a PF no âmbito das investigações sobre a suposta trama golpista.

Conforme declaração da defesa, "o delator mentiu de novo, e tem mentido para acobertar suas sucessivas mentiras e que alcançam também os depoimentos prestados. Os fatos trazidos a público após os interrogatórios são graves, para dizer o mínimo e muito pouco".

 (Imagem: Ton Molina/STF)

Bolsonaro durante interrogatório no STF, na semana passada.(Imagem: Ton Molina/STF)

O pedido da defesa de Bolsonaro foi motivado pela publicação da revista Veja, na qual se alega que Cid teria faltado com a verdade em seu depoimento. Durante a oitiva, Mauro Cid foi questionado pela defesa de Bolsonaro sobre o conhecimento dos perfis @gabrielar702 e Gabriela R, no Instagram, que são identificados com mesmo nome da esposa do militar, Gabriela Cid. Ele respondeu que não sabia se o perfil era de sua esposa e afirmou que não usou redes sociais para se comunicar com outros investigados.

Os advogados do ex-presidente levantaram a suspeita de que Cid utilizou o perfil para divulgar informações sigilosas de seus depoimentos da delação. Pelas cláusulas do acordo, os depoimentos são sigilosos, e o descumprimento pode levar a penalidades, como a anulação dos benefícios, entre eles, a possiblidade de responder ao processo em liberdade.

Após a divulgação da reportagem, a defesa de Mauro Cid afirmou que a reportagem da revista Veja é "mentirosa". Os advogados também pediram a investigação sobre a titularidade dos perfis. "Esse perfil não é e nunca foi utilizado por Mauro Cid, pois, ainda que seja coincidente com nome de sua esposa (Gabriela), com ela não guarda qualquer relação", afirmou a defesa.

Com informações da Agência Brasil.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS