MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes exibe conteúdos de ódio nas redes e defende responsabilização
Redes sociais

Moraes exibe conteúdos de ódio nas redes e defende responsabilização

STF analisa responsabilidade de redes sociais por conteúdos publicados por usuários.

Da Redação

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Atualizado às 16:07

Nesta quinta-feira, 12, o STF retomou o julgamento em que analisa a constitucionalidade do art. 19 do marco civil da internet (lei 12.965/14), dispositivo que condiciona a responsabilização civil de plataformas digitais à existência de ordem judicial prévia para remoção de conteúdos publicados por terceiros.

Ao votar, ministro Alexandre de Moraes utilizou o telão do plenário para exibir publicações de cunho racista e homofóbico nas redes sociais. O ministro fez duras críticas à conduta das big techs, defendendo maior responsabilização das plataformas e questionando a suposta neutralidade das empresas diante de discursos criminosos.

"Isso não é utilização da liberdade de expressão, isso é crime."

Assista:

O ministro demonstrou indignação com a permanência de conteúdos ofensivos nas redes sociais, mesmo após denúncias de usuários, e reiterou que ataques homofóbicos e racistas não estão protegidos pelo direito à liberdade de expressão.

"Nós temos que nos perguntar se permitir que as redes sociais continuem como uma verdadeira terra sem lei se adequa aos objetivos fundamentais da República, especialmente ao que está previsto no artigo 3º, inciso III, que proíbe qualquer forma de discriminação."

Moraes destacou a discrepância entre a capacidade técnica das big techs para coibir determinados conteúdos e a omissão em relação aos discursos de ódio, e que as próprias plataformas reconheceram que têm tecnologia para impedir a disseminação de conteúdos racistas e nazistas, mas que não o fazem por receio de perder engajamento: "A resposta foi: 'se todos fizerem, nós fazemos; se não, não, porque o que dá like, o que dá movimentação é isso'".

Para o ministro, a manutenção do atual modelo previsto no artigo 19, que exige ordem judicial para remoção de conteúdo, é incompatível com os valores constitucionais e favorece a impunidade em relação a discursos de ódio.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616