MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF aprova segurança vitalícia para ministros da Corte aposentados
Alto risco

STF aprova segurança vitalícia para ministros da Corte aposentados

Supremo revogou norma que limita o serviço a seis anos; Barroso citou ameaças crescentes e necessidade de proteção institucional.

Da Redação

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Atualizado às 17:44

Por unanimidade, o STF aprovou, no plenário virtual, proposta que assegura, de forma vitalícia, o serviço de segurança institucional aos ministros aposentados da Corte.

A medida revoga o prazo máximo de seis anos previsto na instrução normativa 180/14.

A proposta foi apresentada pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, em resposta a requerimento do ministro aposentado Marco Aurélio Mello.

Entenda

Até então, a norma interna previa a prestação de segurança por três anos, com possibilidade de prorrogação por mais três, mediante solicitação do ex-ministro.

Com a nova deliberação, esse prazo deixa de existir: o benefício passa a ser permanente.

A deliberação revoga o §3º do art. 4º da instrução normativa 180/14, que tratava do prazo para a prestação de segurança pessoal a ministros aposentados.

Com a aprovação, o serviço passa a ser assegurado sem limitação temporal, devendo ser prestado enquanto persistirem as condições de risco reconhecidas institucionalmente.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress  )

Pedido do ministro aposentado Marco Aurélio fundamentou revisão da norma.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress )

Aumento das ameaças

No voto que embasou a mudança, o presidente Barroso destacou o agravamento do ambiente institucional e o aumento dos riscos aos ministros, inclusive após a aposentadoria.

"Desde 2014, a exposição pública e os riscos a que estão sujeitos os ministros do Supremo aumentaram consideravelmente, o que se evidenciou por meio de episódios recentes de ameaça e tentativa de agressão", afirmou o ministro, mencionando ainda o ataque com explosivos ao edifício-sede da Corte, em novembro de 2024.

Marco Aurélio, ao justificar o pedido, escreveu:

"Em tempos estranhos, a constância desse benefício institucional é da maior valia. Daí tudo aconselhar a continuidade do serviço, sem limitá-lo no tempo."

Veja o voto do relator.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...