MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TST mantém bloqueio de conta de empresa para quitar dívida trabalhista
Penhora

TST mantém bloqueio de conta de empresa para quitar dívida trabalhista

Empresa alegou que a penhora em dinheiro poderia resultar em paralisação das operações e demissões em massa.

Da Redação

domingo, 20 de julho de 2025

Atualizado às 08:28

A 8ª turma do TST manteve bloqueio de conta de empresa de transportes que tentou substituir valores bloqueados em execução por outros bens, sob o argumento de que os recursos seriam essenciais para o pagamento de salários.

A transportadora teve a conta bancária bloqueada diante do não pagamento de indenização por danos morais e demais encargos a motorista carreteiro.

Apesar da empresa alegar que o bloqueio ameaçava a continuidade das atividades e impediria o cumprimento de obrigações trabalhistas com seus empregados, o juízo entendeu que tais alegações não foram comprovadas, mantendo a constrição. 

O bloqueio foi confimado pelo TRT da 2ª região.

 (Imagem: Freepik)

TST mantém bloqueio de valores de transportadora em execução de dívidas trabalhistas.(Imagem: Freepik)

Inconformada, a empresa recorreu ao TST sustentando que a penhora em dinheiro comprometeria o pagamento de salários, de fornecedores e demais despesas essenciais, podendo resultar em paralisação das operações e demissões em massa.

Afirmou ainda ter oferecido bens imóveis como garantia, conforme previsão legal que permite a alteração na ordem de preferência da penhora.

Contudo, ao analisar o recurso, o relator, ministro Sergio Pinto Martins, destacou que não foram observados os requisitos formais previstos na CLT, apontando a pluralidade de matérias e ausência de impugnação específica.

"Havendo pluralidade de matérias no recurso de revista, não cabe ao julgador pinçar das razões recursais os trechos extraídos do acórdão regional e cotejá-los com os diversos argumentos trazidos no apelo", observou.

Diante disso, concluiu pela inviabilidade do exame das controvérsias.

Dessa forma, por unanimidade, o colegiado manteve a decisão que determinou o bloqueio dos valores em execução.

Leia o acórdão.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...