MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Gilmar manda anexar ação de perseguição armada à extradição de Zambelli
Segundo processo

Gilmar manda anexar ação de perseguição armada à extradição de Zambelli

Deputada é acusada de perseguir homem com pistola em punho, na véspera do segundo turno das eleições de 2022; STF já tem maioria pela condenação.

Da Redação

domingo, 3 de agosto de 2025

Atualizado às 09:21

Ministro Gilmar Mendes determinou que a AGU inclua no pedido de extradição da deputada Federal Carla Zambelli, enviado à Itália, a ação penal em que a parlamentar é acusada de perseguir um homem armado em plena via pública, no dia anterior ao segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

O processo já está em julgamento no STF e deve ser retomado em 15 de agosto, por meio do plenário virtual.

Apesar da paralisação em março de 2025 por pedido de vista do ministro Nunes Marques, o caso já conta com maioria pela condenação da parlamentar.

Além do voto do relator, Gilmar Mendes, já haviam se manifestado pela condenação a ministra Cármen Lúcia e os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Flávio Dino e Cristiano Zanin.

Entenda o caso

Segundo a denúncia do MPF, a deputada sacou uma pistola e perseguiu o jornalista Luan Araújo pelas ruas do bairro dos Jardins, em São Paulo, após discussão política em frente a um restaurante. A perseguição continuou até uma lanchonete, onde, sob a mira da arma, Zambelli obrigou a vítima a deitar-se no chão.

A defesa alegou que Zambelli possuía porte legal de arma e agiu para conter um suposto flagrante, acreditando que o homem estivesse armado.

O MPF, contudo, rejeitou essa versão, afirmando que a autorização não permitia uso ostensivo e que não havia elementos que justificassem flagrante ou legítima defesa. 

 (Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Ministro Gilmar Mendes determinou que AGU inclua ação de perseguição armada no pedido de extradição de Carla Zambelli.(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Dois processos penais no STF

Zambelli já foi condenada pelo Supremo a 10 anos de reclusão em outra ação penal, por falsidade ideológica e invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça, em 2023. 

No segundo processo, agora incluído no pedido de extradição, ela responde pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, conforme denúncia apresentada pela PGR.

Prisão na Itália

Zambelli foi presa em 29 de julho, em Roma, onde permanecia desde maio, quando deixou o Brasil após a condenação no primeiro processo. Com dupla cidadania, tenta obter asilo político e ser julgada na Itália.

Durante audiência de custódia, negou as acusações, declarou-se perseguida politicamente e expressou intenção de não retornar ao Brasil. A Justiça italiana decidiu manter sua prisão enquanto avalia o pedido de extradição brasileiro. Não há prazo definido para a decisão final.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA