Ministro Vieira de Mello Filho é eleito novo presidente do TST
Caputo Bastos assumirá a vice-presidência e José Roberto Pimenta será o novo corregedor-geral da Justiça do Trabalho.
Da Redação
terça-feira, 5 de agosto de 2025
Atualizado às 09:31
O pleno do TST elegeu, nesta segunda-feira, 4, os ministros que vão compor a nova cúpula diretiva da Justiça do Trabalho para o biênio 2025-2027. O ministro Vieira de Mello Filho foi escolhido para presidir o TST e o CSJT - Conselho Superior da Justiça do Trabalho. A vice-presidência ficará a cargo do ministro Caputo Bastos, enquanto o ministro José Roberto Pimenta assumirá a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.
A posse da nova administração está marcada para 25 de setembro. A eleição ocorre em razão da aposentadoria do atual presidente, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que completará 75 anos no dia 1º de outubro, atingindo a idade-limite para o exercício da magistratura. Durante a sessão plenária, o ministro desejou êxito à nova administração.
De acordo com o regimento interno do TST, os cargos de presidente e vice-presidente são preenchidos por eleição entre os ministros mais antigos do Tribunal, em número igual ao dos cargos disponíveis. Já o cargo de corregedor-geral da Justiça do Trabalho é ocupado por um ministro integrante da primeira quinta parte dos mais antigos da Corte. Em todos os casos, a escolha é feita por maioria absoluta, por meio de votação secreta entre os 27 ministros do TST.
Luiz Philippe Vieira de Mello Filho é ministro do TST desde 2006. Nasceu em Belo Horizonte/MG e é formado em Direito pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Ingressou na magistratura trabalhista em 1987 e, como desembargador do TRT da 3ª região, foi 11 vezes convocado para o TST.
No biênio 2018-2020, dirigiu a Enamat e, de 2020 a 2022, foi vice-presidente do TST. De 2021 a 2023, representou o Tribunal no CNJ. É o atual corregedor-geral da Justiça do Trabalho.
Com informações do TST.