MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Em post, Dino diz que não cabe à embaixada dos EUA monitorar ministros
Tensão diplomática

Em post, Dino diz que não cabe à embaixada dos EUA monitorar ministros

No Instagram, ministro invocou soberania nacional e pediu moderação diplomática.

Da Redação

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Atualizado às 15:05

O ministro do STF, Flávio Dino, pronunciou-se, nesta sexta-feira, 8, sobre a nota publicada pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil que atacou Alexandre de Moraes e advertiu "aliados" do ministro.

Em postagem feita em sua conta no Instagram, Dino condenou a interferência e defendeu a soberania do país.

"Lembro que, à luz do DIREITO INTERNACIONAL, não se inclui nas atribuições da embaixada de nenhum país estrangeiro 'avisar' ou 'monitorar' o que um magistrado do Supremo Tribunal Federal, ou de qualquer outro Tribunal brasileiro, deve fazer", escreveu.

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

Ministro Flávio Dino, em post no Instagram, criticou postura de embaixada dos EUA. (Imagem: Reprodução/Instagram)

O ministro reforçou a importância da moderação e da boa educação na diplomacia, destacando que "respeito à soberania nacional" é um requisito fundamental nas relações internacionais.

Sem mencionar diretamente o julgamento de Bolsonaro ou a postagem norte-americana, Dino fez um apelo ao restabelecimento do diálogo amistoso entre os países:

"Espero que volte a imperar o diálogo e as relações amistosas entre Nações historicamente parceiras nos planos comercial, cultural e institucional. É o melhor para todos."

A manifestação ocorre no contexto de tensão diplomática instaurada após a embaixada dos EUA publicar no X (antigo Twitter) que Moraes seria "arquiteto da censura e perseguição" no Brasil, em referência à atuação do ministro nos inquéritos que envolvem Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

A publicação incluiu, ainda, alerta velado a autoridades brasileiras, indicando que aliados de Moraes, tanto no Judiciário quanto "em outras esferas", estariam avisados para não apoiar nem facilitar sua conduta.

O gesto diplomático se deu justamente às vésperas do julgamento, na 1ª turma do STF, do recurso que pode reverter ou manter a prisão do ex-presidente Bolsonaro. A sessão ainda não tem data confirmada.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...