MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP reconhece plano falso coletivo e manda aplicar índices da ANS
Saúde

TJ/SP reconhece plano falso coletivo e manda aplicar índices da ANS

Beneficiária alegou que seguro contratado para apenas três pessoas do mesmo núcleo familiar teria natureza coletiva apenas aparente.

Da Redação

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Atualizado às 17:19

Desembargador Alexandre Marcondes, da 1ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, determinou a substituição de reajustes anuais por sinistralidade e VCMH pelos índices autorizados pela ANS - Agência Nacional de Saúde em contrato de seguro saúde. 

Na ação, beneficiária afirmou que o seguro, contratado para apenas três pessoas de um mesmo núcleo familiar, teria natureza coletiva apenas aparente.

Segundo alegou, os aumentos praticados pela seguradora entre 2021 e 2024 superaram os limites da ANS, foram obscuros e sem comprovação de necessidade.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP reconhece reajuste abusivo em plano de saúde "falso coletivo".(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso no TJ/SP, o relator caracterizou o contrato como "falso coletivo" por possuir apenas três membros da mesma família, determinando a substituição do índice de reajuste contratual pelos índices fixados pela ANS

Segundo o magistrado, os reajustes aplicados podem ameaçar a continuidade do seguro, fato que representa risco direto à saúde dos segurados.

Assim, determinou a substituição pelos índices da ANS no período de 2020 a 2024.

"Presentes os requisitos do art. 1.019, I do CPC, antecipo os efeitos da tutela recursal para substituir os reajustes por sinistralidade e VCMH aplicados de 2020 a 2024 pelos índices de reajustes fixados pela ANS para os contratos individuais/familiares nos respectivos períodos, providência a ser adotada no prazo de 3 dias."

Foi fixada multa diária de R$ 1 mil, limitada a R$ 20 mil, em caso de descumprimento.

O advogado Gustavo de Melo Sinzinger, do escritório Sinzinger Advocacia, atua na causa.

Leia a decisão.

Sinzinger Advocacia

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA