MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CNJ recomenda medidas contra fraudes em benefícios previdenciários
Fraudes

CNJ recomenda medidas contra fraudes em benefícios previdenciários

Conselho aprovou ações no combate a fraudes relacionadas a descontos indevidos em benefícios previdenciários, visando proteger segurados vulneráveis, especialmente idosos.

Da Redação

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Atualizado às 16:26

O CNJ aprovou, por unanimidade, recomendação para que os tribunais brasileiros adotem ações coordenadas no enfrentamento de fraudes ligadas a descontos não autorizados em benefícios previdenciários.

A decisão foi tomada durante a 11ª sessão virtual de 2025, encerrada na última sexta-feira, 29, na análise do ato normativo 0004362-98.2025.2.00.0000, relatado pela conselheira Mônica Nobre.

A orientação destaca que a cooperação entre tribunais e órgãos do sistema de Justiça é fundamental para garantir respostas céleres e uniformes diante do aumento desses litígios.

Entre as medidas sugeridas, estão a utilização do Portal de Serviços do Poder Judiciário para redistribuição de processos, a criação de Núcleos de Justiça 4.0 especializados, o fortalecimento dos Centros de Inteligência e a formação de equipes de trabalho remoto para dar suporte na tramitação das ações.

O texto prevê ainda atenção especial a grupos mais atingidos, como idosos e pessoas com deficiência. Para isso, orienta que os PID - Pontos de Inclusão Digital ofereçam atendimento compatível, em alinhamento com políticas já implementadas pelo CNJ, como a Política Judiciária sobre Pessoas Idosas e diretrizes de acessibilidade.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Medidas do CNJ miram fraudes em descontos de benefícios do INSS.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Operação Sem Desconto

A motivação para a iniciativa foi a Operação "Sem Desconto", deflagrada pela Polícia Federal em parceria com a CGU - Controladoria-Geral da União, que revelou um esquema milionário de descontos irregulares em benefícios do INSS.

A investigação identificou falsificações de assinaturas e simulações de manifestações de vontade que prejudicaram milhões de segurados.

Informações: CNJ.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...