MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juiz anula leilão de imóvel por ausência de intimação pessoal do devedor
Alienação fiduciária

Juiz anula leilão de imóvel por ausência de intimação pessoal do devedor

Decisão reforçou que intimação pessoal é requisito obrigatório previsto na lei 9.514/97.

Da Redação

sábado, 6 de setembro de 2025

Atualizado em 5 de setembro de 2025 08:42

O juiz de Direito Fernando José Cúnico, da 40ª vara Cível de São Paulo/SP, anulou procedimento de leilão extrajudicial de apartamento após identificar que um dos co-devedores não foi intimado pessoalmente, conforme prevê a lei 9.514/97.

No processo, os fiduciantes alegaram que, embora tenham firmado contrato para aquisição do imóvel, não foram devidamente notificados para purgar a mora. Também relataram tentativas frustradas de renegociação com o banco.

Em defesa, a instituição sustentou que os clientes tinham plena ciência das condições contratuais e que a intimação teria sido regular.

O juízo deferiu liminar, suspendendo o leilão extrajudicial e autorizando o depósito dos valores no prazo de 48 horas.

 (Imagem: Freepik)

Leilão é anulado por falta de intimação pessoal do devedor.(Imagem: Freepik)

Na sentença, o magistrado destacou que "a ausência de intimação pessoal de um dos co-devedores macula todo o procedimento extrajudicial, tornando inválida a consolidação da propriedade e os atos subsequentes".

Conforme afirmou, a cláusula contratual que confere poderes recíprocos de representação entre os cônjuges não supre a exigência legal da intimação pessoal, norma de ordem pública que visa garantir o contraditório e a ampla defesa.

O juiz também ressaltou que a falha na intimação impediu que os fiduciantes tivessem a oportunidade de purgar a mora no prazo legal, mantendo suspenso o leilão do imóvel.

O escritório Tadim Neves Advocacia atua pelos proprietários.

Leia a sentença.

Tadim Neves Advocacia

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.