MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Geladeira de cerveja não é essencial e pode ser penhorada, decide TJ/SP
Gelada apreendida

Geladeira de cerveja não é essencial e pode ser penhorada, decide TJ/SP

Colegiado concluiu que empresa não comprovou essencialidade do equipamento e negou o agravo.

Da Redação

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Atualizado às 16:13

TJ/SP manteve a penhora de cervejeira instalada em açougue para garantir pagamento de dívida. A decisão é da 11ª câmara de Direito Privado ao concluir que o equipamento não era essencial ao exercício da atividade principal da empresa, voltada ao comércio de carnes.

O processo teve início em execução de título extrajudicial movida pela empresa, que obteve a constrição de bens do estabelecimento, incluindo duas balanças, uma cervejeira e um refrigerador.

Em decisão anterior, o juízo de 1º grau reconheceu a impenhorabilidade apenas das balanças, por serem imprescindíveis ao funcionamento do açougue.

 (Imagem: Adobe Stock)

TJ/SP manteve a penhora de cervejeira de açougue para garantir pagamento de dívida.(Imagem: Adobe Stock)

A defesa da empresa sustentou que tanto o refrigerador quanto a geladeira "cervejeira" eram essenciais, pois a venda de bebidas e congelados estaria diretamente ligada à fidelização dos clientes.

No entanto, segundo o relator, desembargador Marco Fábio Morsello, "a geladeira de bebidas não se revela essencial à atividade comercial da executada e as fotografias constantes dos autos revelam que há outros utensílios de igual espécie, bem como outros refrigeradores na sede da empresa".

O desembargador também destacou que, embora a agravante tenha invocado o princípio da menor onerosidade previsto no art. 805 do CPC, não apresentou alternativas para o pagamento da dívida nem ofereceu outros bens em substituição.

"O princípio da menor onerosidade deve ser aplicado em cotejo com o princípio da eficiência da execução em favor do credor."

Assim, o colegiado decidiu, de forma unânime, negar provimento ao agravo de instrumento e manter a penhora sobre o refrigerador e a geladeira.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA