Fux interrompe Moraes e indica que vai divergir nas preliminares
Relator destacou que defesas já haviam levantado as mesmas questões antes, todas rejeitadas.
Da Redação
terça-feira, 9 de setembro de 2025
Atualizado às 11:07
Durante o julgamento da trama golpista no STF, o ministro Luiz Fux interrompeu a fala de Alexandre de Moraes, que apresentava as preliminares levantadas pelas defesas dos réus. Fux disse ao presidente da 1ª turma, ministro Cristiano Zanin, que retornaria ao tema antes de votar.
"Desde o recebimento da denúncia, por uma questão de coerência, sempre ressalvei e fiquei vencido nessas posições. Por sorte que vou voltar a essa, muito embora, assim como Vossa Excelência, votando direto", afirmou Fux, lembrando que defendia a análise do caso no plenário, e não na 1ª turma.
Moraes registrou que as preliminares mencionadas já haviam sido decididas por unanimidade. Fux, então, complementou que se referia ao momento do recebimento da denúncia, e ressaltou: "Estamos em julgamento".
Na sequência, Moraes explicou a forma como organizou sua análise.
"Em relação à análise das preliminares, estou dividindo, até para ganharmos em eficiência e celeridade, em relação às que já foram decididas pela corte e não houve nenhum fato superveniente que pudesse alterar o posicionamento. De outra parte, aquelas preliminares alegadas durante a instrução processual penal, então essas eu farei uma referência mais detalhada."
Assista ao momento: