MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF tem 2 votos para condenar réus por tentativa de golpe
3º dia de julgamento

STF tem 2 votos para condenar réus por tentativa de golpe

3º dia de julgamento teve votos do relator, Alexandre de Moraes, e de Flávio Dino.

Da Redação

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Atualizado em 10 de setembro de 2025 08:51

O terceiro dia de julgamento na 1ª turma do STF terminou com o placar de 2 a 0 pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado.

Votaram nesta terça-feira, 9, os ministros Alexandre de Moraes, relator da ação, e Flávio Dino. Ambos reconheceram a existência de uma organização criminosa que, sob liderança de Bolsonaro, teria articulado e executado atos voltados à ruptura da ordem democrática entre 2021 e 8 de janeiro de 2023.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Placar da votação do julgamento de Bolsonaro(Imagem: Arte Migalhas)

Voto de Moraes

Pela manhã, Moraes abriu a fase de votos com uma manifestação extensa, na qual rejeitou todas as preliminares levantadas pelas defesas e concluiu pela condenação integral de todos os acusados.

Em seu entendimento, Bolsonaro comandou uma estrutura hierarquizada que se valeu de órgãos públicos, como Abin e GSI, para desacreditar o processo eleitoral, ameaçar o Judiciário e preparar a tomada do poder à revelia das urnas.

O ministro apontou episódios como os discursos de 7 de setembro de 2021, a reunião ministerial de julho de 2022, o encontro com embaixadores e a chamada "minuta do golpe" como provas de que houve tentativa concreta de instaurar um regime de exceção.

Ele esclareceu que os crimes de abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado consumam-se pela própria tentativa e foram amplamente demonstrados no processo.

Voto de Dino

À tarde, foi a vez do voto de Flávio Dino, que acompanhou o relator na condenação, mas fez questão de diferenciar a gravidade das condutas.

Dino afirmou que se trata de um processo penal comum, que deve ser julgado segundo as regras vigentes e sem excepcionalidades, afastando a ideia de perseguição política ou de julgamento das Forças Armadas como instituição.

Reconheceu a autoria de Bolsonaro como figura central da trama, ao lado de Braga Netto, mas defendeu tratamento atenuado para Alexandre Ramagem, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, cuja participação considerou de menor relevância.

O ministro também destacou o peso das provas apresentadas, frisando que os atos não ficaram no campo preparatório, mas avançaram para a execução, com risco concreto à democracia.

Em sua análise, a violência estava no cerne da estratégia golpista, exemplificada pelo plano batizado de "Punhal Verde e Amarelo" e pela mobilização de tropas.

Julgamento segue na quarta

Com os dois votos proferidos, a sessão foi suspensa e deve ser retomada na quarta-feira, 10.

A decisão depende de três votos entre os cinco ministros da turma, e deverá ser concluída nos próximos dias, com sessões já agendadas até o dia 12 de setembro.

Se confirmada a procedência da ação, o tribunal passará à definição das penas, que deverão variar conforme a participação individual de cada acusado.

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...