MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Fux diz que juiz deve ter "humildade para absolver se houver dúvida"
Julgamento de Bolsonaro

Fux diz que juiz deve ter "humildade para absolver se houver dúvida"

Julgamento por tentativa de golpe foi retomado com o voto do ministro nesta quarta-feira, 10.

Da Redação

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Atualizado às 10:30

A retomada do julgamento de Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe ocorreu na manhã desta quarta-feira, 10, com o voto do ministro Luiz Fux.

Ao iniciar sua manifestação, o ministro falou sobre a importância de o juiz acompanhar a ação penal com distanciamento e independência, afastado do clamor social.

Ao fazer considerações "juri filosóficas", afirmou que é preciso ter firmeza para condenar quando houver certeza, mas também humildade para absolver se houver dúvida.

"Aqui reside a maior responsabilidade da magistratura: ter firmeza para condenar quando houver certeza e o mais importante: ter Humildade para absolver quando houver dúvida."

O ministro afirmou que, ao contrário do Poder Legislativo e do Poder Executivo, "não compete ao Supremo Tribunal Federal realizar um juízo político do que é bom ou ruim, conveniente ou inconveniente, apropriado ou inapropriado".

"Ao revés, compete a este Tribunal afirmar o que é constitucional ou inconstitucional, legal ou ilegal, invariavelmente sob a perspectiva da Carta de 1988 e das leis brasileiras. Trata-se de missão que exige objetividade, rigor técnico e minimalismo interpretativo, a fim de não se confundir o papel do julgador com o do agente político."

Veja a íntegra do discurso inicial do ministro:

Incógnita

De fato, o voto do ministro é considerado a incógnita do julgamento.

O ministro diverge dos demais com relação a vários pontos do julgamento, como a competência do STF, e o julgamento pela turma.

Em outros julgamentos envolvendo a tentativa de golpe, o ministro também propôs redução da pena.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...