PF prende condenado por tentativa de bomba no aeroporto de Brasília em 2022
George Washington de Oliveira Souza foi preso em Guará/DF após ser considerado foragido desde junho.
Da Redação
quinta-feira, 11 de setembro de 2025
Atualizado às 08:10
A PF informou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que prendeu na noite desta quarta-feira, 9, George Washington de Oliveira Souza, condenado por envolvimento no atentado a bomba no aeroporto de Brasília ocorrido em 24 de dezembro de 2022.
George Washington era considerado foragido desde junho, quando Moraes determinou sua prisão. Em março de 2023, ele havia sido condenado a nove anos e quatro meses de prisão pelos crimes de explosão, causar incêndio e posse de arma de fogo sem autorização.
Segundo relatório encaminhado ao STF, um delegado da PF localizou o condenado andando na rua, no Guará, região administrativa do DF, e o conduziu até a 1ª Delegacia da Polícia Civil, na Asa Sul, por volta das 20h30.
Assim como outros dois envolvidos no atentado, ele já cumpria pena em regime semiaberto. Contudo, neste ano, Moraes entendeu que a tentativa de explosão se conectava aos atos golpistas de 8 de janeiro.
Além da condenação pela Justiça do Distrito Federal, George Washington e os demais acusados foram denunciados pela PGR ao STF pelos crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e atentado contra a segurança de transporte aéreo.
"Os meios elegidos foram suficientes para caracterizar grave ameaça, por anunciar catástrofe coletiva com recado persuasivo. Firmada essas premissas, há necessidade de acautelar a ordem pública."