Moraes manda prender réus que tentaram explodir caminhão em Brasília
Ministro determinou a prisão preventiva dos condenados ligados à tentativa de explosão de caminhão-tanque próximo ao aeroporto de Brasília em 2022.
Da Redação
sábado, 28 de junho de 2025
Atualizado às 08:37
Por conexão com os atos de 8/1/23, ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva de três homens responsabilizados por planejar a explosão de um caminhão-tanque nas imediações do aeroporto de Brasília, na véspera do Natal de 2022.
George Washington de Oliveira, Alan Diego dos Santos Rodrigues e Wellington Macedo de Souza já haviam sido condenados pela Justiça do Distrito Federal e cumpriam pena em regime semiaberto. As condenações foram proferidas em maio de 2023.
George Washington, apontado como principal articulador da tentativa, recebeu pena de nove anos e quatro meses de reclusão.
Alan Diego foi sentenciado a cinco anos e quatro meses, enquanto Wellington Macedo, acusado de colocar em risco a integridade da população com o uso de explosivos, foi condenado a seis anos. As condutas foram enquadradas nos crimes de explosão, incêndio criminoso e posse ilegal de arma de fogo.
Na nova análise do caso, Moraes considerou que os atos praticados mantêm conexão com os episódios antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023.
Além das condenações no Judiciário local, os réus também respondem a processo no STF, onde foram denunciados pela PGR por associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e atentado contra a segurança do transporte aéreo.
- Processo: Pet 12.445