MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Alfinetando Fux, Cármen Lúcia concede aparte a Dino: "sou da prosa"
Trama golpista

Alfinetando Fux, Cármen Lúcia concede aparte a Dino: "sou da prosa"

Ministra disse que as mulheres ficaram "2 mil anos caladas" e que, no Supremo, o debate faz parte da tradição.

Da Redação

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Atualizado às 15:52

Nesta quinta-feira, durante a leitura de Cármen Lúcia no julgamento da ação penal da trama golpista que envolve Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado, a ministra acolheu o pedido de aparte do ministro Flávio Dino. Alfinetando o colega Luiz Fux, afirmou ser "da prosa" e ressaltou, a importância de assegurar espaço de fala no plenário.

"Todos, desde que rápidos, porque também nós mulheres ficamos 2 mil anos caladas, nós queremos ter o direito de falar. Mas eu concedo, como sempre, está no Regimento do Supremo, o debate faz parte dos julgamentos, tenho o maior gosto em ouvir, eu sou da prosa."

Em seguida, Dino brincou que o ministro Gilmar Mendes, que havia comentado sobre a brevidade de seu voto. "É porque eu uso uma técnica que chama banco de horas: eu faço voto curto para poder fazer muita parte", disse.

Cármen Lúcia entrou na conversa com nova piada: "Nossa, mas vai descontar tudo no meu não, né?".

Dino respondeu afirmando que ainda haveria tempo no voto do ministro Cristiano Zanin, o que gerou outra fala de Cármen: "Ah, é, o do ministro Zanin é bom, é um bom voto para se cortar, porque aí não vai ter nem a aplicação da lei Maria da Penha".

Veja o momento:

Entenda

Na última terça-feira, durante julgamento da trama golpista, ministro Luiz Fux interrompeu a sessão para recordar um acordo prévio entre os magistrados de que os votos seriam lidos sem apartes, a fim de evitar a perda do fio da meada em exposições longas.

A manifestação ocorreu após o ministro Flávio Dino ter feito uma breve intervenção durante o voto do relator, Alexandre de Moraes. Fux ressaltou que, apesar de considerar pertinente a fala, manteria o combinado e não aceitaria apartes em seu voto.

"Eu não vou conceder conforme nós combinamos lá na sala, porque o voto muito extenso, a gente perde o fio da meada, principalmente quando, eventualmente, a gente apresenta uma certa discordância."

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA