Ana Elisa Bechara é eleita diretora da Faculdade de Direito da USP
Segunda mulher a dirigir a instituição em 200 anos de história, a docente terá o desafio de preparar as comemorações do bicentenário, juntamente com o vice-diretor Ronaldo Porto Macedo Junior.
Da Redação
sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Atualizado às 07:00
A Faculdade de Direito da USP elegeu nesta quinta-feira, 18, a professora titular Ana Elisa Liberatore Bechara como diretora e Ronaldo Porto Macedo Junior como vice-diretor para a gestão 2026-2030. Eles irão comandar a instituição durante as comemorações de seus 200 anos, já que a São Francisco foi criada em 1827 junto com os primeiros cursos jurídicos do Brasil.
A chapa vencedora disputou a eleição com os professores titulares Gustavo Ferraz de Campos Monaco e Paula A. Forgioni. Ana Elisa e Ronaldo Porto obtiveram 85 votos, contra 60 votos e um nulo. O mandato será exercido de 21 de fevereiro de 2026 a 20 de fevereiro de 2030.
"Estou muito feliz e honrada, nesse momento tão especial em que a São Francisco comemorará seu bicentenário", disse Ana Elisa. A atual vice-diretora acrescentou: "É muito simbólico que a Faculdade seja representada por uma mulher, a segunda nesses 200 anos. Que possamos trabalhar todos juntos, professores, estudantes e funcionários, pelos 200 anos. Que possamos fazer a Faculdade ainda maior e mais protagonista nos grandes debates nacionais. Que possamos contribuir cada vez mais com o Direito e a sociedade brasileira".
A proclamação do resultado foi feita às 17h10 pela Comissão Eleitoral, composta pelos professores titulares Elival Ramos (presidente), Nina Ranieri, Flávio Yarshell e Fernando Menezes de Almeida.
No Programa de Gestão, Ana Elisa e Macedo Jr. apresentaram 17 propostas, com foco em governança ética, responsável e eficiente, defendendo planejamento estratégico, transversalidade, valorização de talentos, diálogo constante e autocrítica.
Ana Elisa Bechara é professora titular de Direito Penal e exerce atualmente a vice-direção da FDUSP (2022-2026). É graduada (1998), doutora (2004) e livre-docente (2011) pela própria faculdade. Participa de grupos de pesquisa internacionais, incluindo o "Aporofobia y Derecho Penal" (Espanha), "Crime e Castigo" (Universidade de Lisboa), "International Academic Network for the Abolition of Capital Punishment" (Espanha) e a "Red de Investigación Respuestas a la corrupción asociada al crimen organizado transnacional" (Colômbia). Foi pesquisadora convidada em instituições como o Max Planck Institut für ausländisches und internationales Strafrecht (2009), Rheinische Friedrich Wilheims Universität Bonn (2009) e Universidad de Salamanca (2010). Suas principais linhas de atuação incluem teoria do bem jurídico, hermenêutica penal, combate à corrupção e questões de gênero no Direito.
Ronaldo Porto Macedo Junior é doutor em Direito (1997), mestre em Filosofia (1993), graduado em Direito (1985) e em Ciências Sociais (1987), todos pela USP, onde é professor titular e livre-docente. Integra o Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da FDUSP, leciona Filosofia Política, Ética e Teoria do Direito na Direito GV e atua no LL.M Legal Theory Program da Goethe University, em Frankfurt. Foi Visiting Scholar na Harvard Law School (1994-1996), Visiting Researcher na Yale Law School (2002) e realizou pós-doutorado no King's College of London (2008-2009). Ex-conselheiro do Cade (2002-2003), atua em áreas como contratos relacionais, Direito do Consumidor e Direito Ambiental.






