MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TST: Falta de notificação de um dos advogados não invalida intimação
Intimação

TST: Falta de notificação de um dos advogados não invalida intimação

Advogado que não foi notificado não estava habilitado no PJe.

Da Redação

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Atualizado às 11:10

A 1ª turma do TST rejeitou o recurso de uma empresa de São Paulo que buscava anular a intimação de uma decisão judicial na fase de execução. A alegação era de que apenas um de seus dois advogados indicados havia sido intimado, o que configuraria cerceamento de defesa. O colegiado, contudo, verificou que o advogado notificado estava habilitado no sistema PJe, o que valida o ato processual e afasta a existência de prejuízo.

O caso teve início em ação trabalhista ajuizada por um operador de produção contra a massa falida, com pedido de indenização por danos morais e verbas trabalhistas. Os pedidos foram julgados parcialmente procedentes e, na fase de execução, a empresa foi incluída por supostamente integrar o mesmo grupo econômico.

Após a inclusão, a empresa se habilitou nos autos, mas sustentou que somente um dos dois advogados indicados havia sido intimado. Alegou nulidade da citação, argumentando que havia requerido que as notificações fossem direcionadas a ambos os profissionais. Segundo a empresa, a falha a teria impedido de exercer plenamente o direito à ampla defesa.

 (Imagem: Freepik)

A notificação foi feita ao advogado que estava devidamente habilitado no PJe.(Imagem: Freepik)

O TRT da 2ª região, entretanto, verificou que apenas um advogado havia se habilitado no processo como representante da empresa, sem registro da habilitação do segundo. Diante disso, manteve a intimação.

Para o relator, ministro Hugo Carlos Scheuermann, "não há nulidade a ser reconhecida". Ele destacou que, conforme a resolução 185/17 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, as intimações no PJe são realizadas de forma eletrônica.

Segundo o ministro, cabe ao próprio advogado providenciar seu credenciamento no sistema e habilitação automática nos autos. "Na inércia do próprio advogado em requerer a sua habilitação automática, a intimação na pessoa do advogado que está devidamente credenciado no sistema e habilitado nos autos garante à parte o seu direito ao contraditório e à ampla defesa", afirmou.

A decisão foi unânime.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...