MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. 2ª turma do STF tem maioria para manter prisão do "Careca do INSS"
Prisão

2ª turma do STF tem maioria para manter prisão do "Careca do INSS"

Ministros entenderam que há indícios consistentes de participação no esquema investigado e risco à instrução criminal.

Da Redação

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Atualizado às 09:36

A 2ª turma do STF formou maioria para manter as prisões preventivas de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", e do empresário Maurício Camisotti. O relator, ministro André Mendonça, foi acompanhado pelos ministros Nunes Marques e Edson Fachin, entendendo que há indícios consistentes de participação no esquema investigado e risco à instrução criminal.

As prisões haviam sido decretadas em setembro pelo ministro André Mendonça, no âmbito da Operação Sem Desconto, que apura fraudes bilionárias em descontos indevidos em benefícios do INSS. O relator apontou risco de continuidade das práticas ilícitas, intimidação de testemunhas e tentativa de ocultação de patrimônio, além de indícios de preparação de fuga ao exterior.

O ministro Gilmar Mendes declarou-se impedido de participar do julgamento, que ocorre no plenário virtual e se estende até 3 de outubro.

 (Imagem: Carlos Moura/Agência Senado)

Antônio Carlos Camilo Antunes, o "Careca do INSS".(Imagem: Carlos Moura/Agência Senado)

Envolvimento de Antônio Carlos Camilo Antunes

Apontado como facilitador do esquema, Antunes é acusado de utilizar empresas para intermediar recursos de associações de aposentados e pensionistas, desviando valores que depois eram repassados a pessoas ligadas às entidades ou a servidores do INSS. Segundo a Polícia Federal, ele recebeu cerca de R$ 53 milhões dessas associações e repassou mais de R$ 9 milhões a agentes relacionados ao instituto.

Papel de Maurício Camisotti

A investigação também vincula Maurício Camisotti como sócio oculto de entidade que atuava no esquema e como beneficiário direto das fraudes previdenciárias. A Polícia Federal identificou movimentações financeiras expressivas em contas ligadas ao empresário e a familiares, reforçando a suspeita de participação ativa na estrutura criminosa.

Leia o relatório e o voto.

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616