Morre, aos 96 anos, o advogado José Oscar Pelucio
Pelucio dedicou a vida à defesa dos trabalhadores e à luta democrática.
Da Redação
sexta-feira, 3 de outubro de 2025
Atualizado às 11:32
Faleceu na quarta-feira, 1º, aos 96 anos, o advogado José Oscar Pelucio Pereira (OAB/DF 327). Formado pela Faculdade de Direito do Largo S. Francisco (Turma 125, de 1957), construiu uma trajetória marcada pela defesa dos trabalhadores e da democracia.
O velório acontece nesta sexta-feira, 3, das 9h às 11h, na Capela 7 do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.
Nascido em Baependi/MG, em 1929, Pelucio dedicou sua vida profissional ao sindicalismo e ao engajamento político. Atuou como advogado de sindicatos no Distrito Federal, representando categorias como trabalhadores da construção civil, bancários, servidores da Novacap, rodoviários, enfermeiros e gráficos.
Nos governos de Juscelino Kubitschek e João Goulart, exerceu papel relevante como procurador do IAPC - Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários e na Superintendência da Reforma Agrária.
Com o golpe militar de 1964, foi perseguido pela ditadura: teve o escritório depredado, foi preso e sofreu torturas, das quais carregou sequelas físicas e psicológicas ao longo da vida.
Radicado em Brasília desde 1960, ao lado da esposa, Eva Wairos, fez da capital o centro de sua vida familiar e profissional. Sua atuação foi marcada pelo engajamento social e pela solidariedade.
Ao longo de sua trajetória, recebeu diversas homenagens e condecorações. Em 2022, a Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu-lhe o título de Cidadão Honorário de Brasília.
Foi agraciado ainda com medalhas da Ordem do Mérito de Dom Bosco, da Ordem do Mérito de Brasília, da Ordem do Mérito de Trabalho Getúlio Vargas, do Mérito Eleitoral e a medalha de Honra Presidente Juscelino Kubitschek, entre outras distinções.
Homenagens
O advogado, político e ex-ministro de Estado José Dirceu publicou homenagem ao advogado.
"Hoje, nos despedimos de José Oscar Pelucio Pereira, O advogado e militante contra a ditadura militar. Sua coragem e determinação em defender a democracia e a liberdade são exemplos que todos devemos seguir.
Como advogado e procurador federal anistiado político, José Oscar dedicou sua vida à luta por um Brasil mais justo e igualitário. Ele deixa um legado de resistência e esperança, inspirando gerações a não desistirem de lutar por um futuro melhor.
Neste momento de dor, enviamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos. Que vocês encontrem conforto nas memórias de um homem que fez diferença na vida de tantos.
José Oscar, sua luz sempre brilhará em nossos corações. Obrigado por tudo."
O advogado Luiz Carlos Bettiol também homenageou o colega.
"Morreu em Brasília José Oscar Pelucio Pereira, advogado, sindicalista, militante político, mais que isso, um idealista, que jamais se deixou curvar diante das adversidades.
Desde jovem trazia consigo o ardor da militância e o inconformismo diante das injustiças. Na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco seguimos como contemporâneos e companheiros, participando lado a lado do movimento universitário, nem sempre no mesmo campo político, mas sempre unidos pela amizade, pelo respeito mútuo e pelo compromisso maior com a democracia e a dignidade humana.
Admirava nele a coragem inquebrantável, a coerência rara, a verticalidade de caráter que não se vergava a conveniências. Era um homem de princípios, que pagou alto preço por sua fidelidade às ideias que defendia.
Mas, para além do militante, do advogado combativo, do sindicalista firme, havia o amigo leal, o pai presente, o homem afetuoso que soube cultivar amizades por décadas.
Hoje, sua ausência nos entristece, mas sua memória nos conforta. Resta-nos a certeza de que José Óscar deixa não apenas lembranças, mas um legado de luta, de coragem e de amizade. Um exemplo para todos nós."
A OAB/DF emitiu nota de pesar.
"As diretorias da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) lamentam o falecimento do advogado José Oscar Pelucio Pereira, aos 96 anos.
Era mineiro e veio morar com a família em Brasília nos anos 60. Foi advogado de sindicatos, participou de movimentos sociais e atuou nos governos de Juscelino Kubitschek e João Goulart. Foi procurador do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC) e da Superintendência da Reforma Agrária.
Recebeu homenagens da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em 2022, por sua contribuição à democracia.
Entre outras condecorações, recebeu as medalhas da Ordem do Mérito de Dom Bosco, da Ordem do Mérito de Brasília, da Ordem do Mérito de Trabalho Getúlio Vargas, do Mérito Eleitoral e medalha de Honra Presidente Juscelino Kubitschek.
O velório será nesta sexta-feira (3/10), das 9h às 11h, na Capela 7 do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.
Neste momento difícil e delicado, a OAB/DF e a CAADF se solidarizam e desejam força, coragem e muita união aos familiares e amigos.
Diretoria da OAB/DF"





