MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes chama "Fundação Dallagnol" de "Fundação Gilmar Mendes"
Provocação

Moraes chama "Fundação Dallagnol" de "Fundação Gilmar Mendes"

Brincadeira ocorreu em julgamento no qual STF definiu destino de valores obtidos em ações civis públicas trabalhistas.

Da Redação

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Atualizado às 16:29

Nesta quinta-feira, 16, durante julgamento em que o STF definiu o destino dos valores oriundos de condenações em ações civis públicas trabalhistas, ministro Alexandre de Moraes provocou o colega Gilmar Mendes ao se referir à "Fundação Lava-Jato" como "Fundação Gilmar Mendes".

"Diverge totalmente da famosa 'Fundação Gilmar Mendes', de Curitiba", disse Moraes.

Em seguida, ministro Gilmar, corrigiu o colega, que emendou a fala:

"Sim, da 'Fundação Dallagnol', verdade, ministro Gilmar?"

Veja o momento:

Entenda

A fala faz alusão à tentativa, em 2019, de criação de uma fundação privada pelo então procurador Deltan Dallagnol, que administraria cerca de R$ 2,5 bilhões decorrentes de acordo da Petrobras nos Estados Unidos.

O episódio, à época criticado por ministros do STF, foi apelidado de "Fundação Dallagnol" e acabou barrado pelo próprio Supremo.

É comum que, em votos, ministro Gilmar Mendes critique a referida "fundação", o que levou Moraes a fazer a provocação.

Nesta quarta-feira, 15, durante o julgamento da destinação dos danos trabalhistas a fundos públicos, o decano da Corte citou, como exemplo de desvio "flagrantemente ilegal", a tentativa de criação da fundação.

S. Exa. mencionou que a iniciativa representou "um verdadeiro escândalo judicial", em que juízes e procuradores buscaram gerir recursos públicos sem controle.

Confira:

Em maio de 2024, Gilmar afirmou que a fundação não se tratava de "um clube de freiras". 

Relembre:

Fundos públicos

O comentário de Moraes ocorreu no contexto do julgamento em que o plenário, por unanimidade, referendou parcialmente liminar do ministro Flávio Dino, estabelecendo que valores de condenações em ações civis públicas por danos coletivos ou transindividuais devem ser destinados prioritariamente a fundos públicos - como o FDD - Fundo de Defesa de Direitos Difusos e o FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador.

A Corte também definiu que, de forma excepcional e devidamente motivada, os recursos poderão ser aplicados diretamente em projetos específicos de reparação, conforme previsto na resolução conjunta CNJ/CNMP 10/24, desde que haja transparência e prestação de contas.

Além disso, o STF determinou que os fundos devem individualizar e rastrear os valores recebidos, vedando o contingenciamento dos recursos já existentes ou futuros.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...