Juiz do TJ/RJ reposta vídeo associando Lula ao CV e critica atuação da DPU
Publicações ocorreram após ação no Rio de Janeiro que resultou em mais de 120 mortes.
Da Redação
quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Atualizado às 13:39
O juiz Guilherme Andrade, do TJ/RJ, publicou stories em sua conta no Instagram nos quais criticou a Defensoria Pública da União, após o órgão divulgar nota de repúdio à letalidade policial registrada na operação realizada nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. Magistrado também repostou vídeo que associa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à organização criminosa Comando Vermelho (CV).
Os posts foram feitos após a operação policial, que deixou mais de 120 mortos, incluindo agentes das forças de segurança, durante uma ação de combate ao tráfico de drogas e às facções criminosas que atuam na capital fluminense.
Considerada uma das mais letais já realizadas no Estado, a operação desencadeou repercussões nacionais, com manifestações de órgãos públicos, entidades civis e autoridades sobre a letalidade policial e a segurança pública no Rio de Janeiro.
Em uma das publicações, o juiz escreveu "a Defensoria sendo Defensoria", em tom irônico, ao repostar conteúdo da DPU, que havia manifestado repúdio ao aumento da letalidade no Rio de Janeiro.
Confira:
Em outro story, o magistrado repostou vídeo do presidente Lula, gravado durante um evento na Malásia, no qual o chefe do Executivo afirmou que "os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também."
O conteúdo foi associado a outra gravação, publicado na sequência, com a legenda: "Narcoterroristas do CV bombardeiam polícia com drone no RJ".
Veja:

