MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Especialista explica impactos da liquidação do Banco Master
Mercado financeiro

Especialista explica impactos da liquidação do Banco Master

Anúncio da insolvência ocorre um mês e meio depois do veto do BC pela proposta de aquisição do Banco Master pelo BRB

Da Redação

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Atualizado em 19 de novembro de 2025 08:34

Foi anunciada, nesta terça-feira, 18/11, a liquidação extrajudicial do Banco Master SA, pelo Banco Central. Pelo termo, assinado pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, também fica determinada a liquidação do Master SA Corretora de Câmbio. A EFB Regimes Especiais de Empresas foi nomeada liquidante, com amplos poderes de administração e liquidação.

A insolvência extrajudicial ocorre um mês e meio depois de o Banco Central ter barrado a proposta de aquisição de uma participação do Banco Master pelo BRB, operação que estava sob avaliação desde março.

"Os indícios de irregularidades graves são contundentes e a responsabilização da administração será certamente objeto de discussão na justiça", afirma Christian Squassoni, sócio da área de Direito Bancário do Barcellos Tucunduva Advogados e membro da Comissão de Direito Bancário do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo. O advogado também ressalta que, "para além do valor garantido pelo FGC, credores e correntistas entrarão com a parcela não garantida de seus créditos na fila da liquidação".

Christian Squassoni é especialista em Direito Bancário do Barcellos Tucunduva Advogados. (Imagem: Divulgação)

Christian Squassoni é especialista em Direito Bancário do Barcellos Tucunduva Advogados.(Imagem: Divulgação)

Todas as operações serão encerradas ou assumidas por terceiros, caso existam interessados em adquiri-las e os ativos serão liquidados para garantir pagamentos dos credores. Para os correntistas e depositantes, os depósitos até o limite legal (hoje R$ 250 mil por depositante, por instituição) serão cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Os credores em geral e investidores em títulos emitidos pelo banco entrarão na fila de credores.

A situação é agravada pela constatação de que o banco havia adotado estratégia de captação agressiva (CDBs a 140% do CDI), sendo que a maioria dos depósitos são elegíveis ao FGC, o que alerta para risco sistêmico.

Para administradores e controladores, além da indisponibilidade de bens, há a possível responsabilização criminal (como já se vê com Vorcaro) e administrativa/regulatória (multas, inabilitações) por infrações como gestão temerária ou fraudulenta.

O que correntistas devem fazer quando um banco entra em falência ou liquidação:

Verificar a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos):  confira se seus depósitos estão dentro do limite de garantia - atualmente R$ 250 mil por CPF/CNPJ por instituição e por tipo de crédito. O FGC informa prazos e procedimentos para pagamento.

Manter documentos e comprovantes organizados: extratos, contratos, comprovantes de aplicação e saldos devem ser guardados. Eles servem para comprovar valores devidos no processo de restituição.

Acompanhar comunicados do Banco Central e do liquidante: Após decretada a liquidação, o BC e o interventor/líquido oficial divulgam orientações sobre como será o acesso aos valores garantidos e os passos seguintes. Em casos de depósitos acima de valores superiores a 250 mil, contate-se ao advogado.

Avaliar diversificação financeira para o futuro:  Independentemente do banco, é recomendável não concentrar grandes valores acima da proteção do FGC em uma única instituição para reduzir riscos em situações semelhantes.

Barcellos Tucunduva Advogados

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.