MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ admite nova sustentação oral após destaque no plenário virtual
Garantias

STJ admite nova sustentação oral após destaque no plenário virtual

6ª turma firmou entendimento de que a retirada do processo do ambiente virtual para o julgamento presencial reabre a possibilidade de nova sustentação pelo advogado.

Da Redação

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Atualizado às 12:57

A 6ª turma do STJ firmou entendimento de que advogado pode renovar a sustentação oral quando um processo originalmente pautado para julgamento no plenário virtual é destacado e levado à sessão presencial, independentemente de ter havido sustentação na fase virtual.

A posição foi estabelecida após questão de ordem levantada pelo ministro Og Fernandes, que defendia não ser possível nova manifestação oral, por entender que a sustentação apresentada no ambiente virtual já supriria a prerrogativa da defesa e que permitir nova fala configuraria"bis in idem na sustentação oral".

Os ministros Sebastião Reis Júnior, Rogerio Schietti Cruz e Antonio Saldanha Palheiro divergiram, afirmando que o destaque retira o processo do julgamento anterior e inaugura nova deliberação, o que autoriza a realização da sustentação presencial. Ressaltaram, ainda, que muitas vezes o conteúdo enviado para a sessão virtual sequer chega a ser acessado pelos ministros antes do destaque.

 (Imagem: Freepik)

6ª turma do STJ permite renovação de sustentação oral após destaque no plenário virtual.(Imagem: Freepik)

O caso

A questão foi levantanda no julgamento do HC 955.060, impetrado em favor de paciente condenado a 5 anos e 3 meses de reclusão, em regime inicial fechado, além de 525 dias-multa, por tráfico privilegiado (art. 33, §4º, da Lei 11.343/06). A revisão criminal havia sido julgada improcedente pelo TJ/SE.

No habeas corpus, a defesa alegava ilegalidades na busca pessoal e domiciliar e sustentava bis in idem na dosimetria.

Ao analisar os autos, o relator, ministro Og Fernandes, verificou que o habeas corpus havia sido impetrado simultaneamente ao recurso especial interposto contra o acórdão da revisão criminal.

O ministro destacou que a jurisprudência do STJ não admite a tramitação paralela de recurso especial (ou agravo correspondente) e habeas corpus contra o mesmo ato, em razão do princípio da unirrecorribilidade.

Diante disso, o HC não foi conhecido, nos termos do art. 210 do regimento interno do STJ.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...