Migalhas Quentes

STJ mantém ação contra secretário municipal por desvio de combustível

Para colegiado, houve fundamentação suficiente na denúncia para acolhimento da acusação.

5/12/2023

A 6ª turma do STJ, por unanimidade, negou recurso de defesa de secretário de obras acusado de integrar organização criminosa que desviava combustíveis para uso em carros particulares. Segundo o colegiado, a denúncia preencheu os requisitos para fundamentar a inicial acusatória.

Um secretário de obras do município de Cotia/SP, e outros agentes públicos, foram acusados de utilizar um contrato de fornecimento formalizado entre município e posto de gasolina para abastecer tambores de 200 litros que eram usados em seus próprios veículos. 

Ação contra secretário do município de Cotia/SP acusado de apropriar-se de combustíveis para uso em carro particular foi mantida pela 6ª turma do STJ.(Imagem: Freepik)

A defesa do secretário alega que a conduta não estaria descrita de forma suficiente a caracterizar a organização criminosa, impossibilitando o recebimento da denúncia, conforme art. 41 do CPP. 

Para relator, ministro Sebastião Reis Júnior, houve preenchimento de requisitos para acolher inicial acusatória de apropriação em desvio de combustíveis. O ministro apontou que basta o cumprimento dos requisitos legais, sendo irrelevantes se os agentes utilizaram da estrutura estatal para a realização do crime. 

Para o magistrado, a denúncia descreve de forma suficiente os requisitos necessários para configuração do crime de organização criminosa e os fatos. Assim, votou no sentido de rejeitar o agravo regimental em REsp.

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

Justiça autoriza posto de combustível a funcionar sem frentista

9/5/2022
Migalhas Quentes

Homem abastece BMW fiado 22 vezes às custas de ex-patrão e é condenado

16/3/2022
Migalhas Quentes

Posto que teve irregularidade mínima em combustível pode restabelecer inscrição

23/6/2020