Migalhas Quentes

Cadela de suporte emocional poderá viajar em cabine de avião sem focinheira

Cachorra Nala fez viagem de ida sem o acessório, e tutora foi surpreendida com exigência na volta.

31/1/2025

Uma passageira conseguiu na Justiça o direito de embarcar em avião da Latam com a Nala, sua cadela de suporte emocional, sem que a cachorra precisasse utilizar focinheira. A decisão é do juiz de Direito Luciano Persiano de Castro, da 1ª vara do JEC de Jabaquara/SP.

O animal havia feito o voo de ida sem o acessório. A controvérsia surgiu após a companhia aérea alterar sua postura no voo de retorno, exigindo o uso da focinheira.

Cadela de suporte emocional poderá viajar em cabine sem focinheira.(Imagem: Freepik)

O princípio do "venire contra factum proprium", baseado na boa-fé objetiva, foi decisivo no caso, uma vez que coíbe comportamentos contraditórios que possam frustrar expectativas legítimas.

O juiz apontou que a companhia aérea, ao não exigir o acessório na viagem de ida, gerou uma expectativa legítima que não deveria ser alterada arbitrariamente.

“Essa mudança abrupta de postura pela ré caracteriza aparente contrariedade ao princípio da boa-fé objetiva e gera potencial prejuízo à parte autora, que confiou no comportamento inicial.”

E destacou que o citado risco aos demais passageiros, se realmente existisse, teria impedido a requerida de permitir o acesso do animal em diversos trechos registrados anteriormente.

A decisão determinou o embarque imediato da autora com seu cão, e impôs multa no caso de descumprimento, de R$ 200,00 por hora de atraso no cumprimento.

Veja a decisão.

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

TAP desrespeita liminares e proíbe embarque de cão de suporte em cabine

4/9/2024
Migalhas Quentes

Mãe de jogador poderá viajar com cão de suporte na classe executiva

31/7/2023
Migalhas Quentes

Como transportar pets para os Estados Unidos? Advogado responde

26/2/2023
Migalhas Quentes

TJ/SP: Passageira poderá embarcar em avião com cão de apoio emocional

8/5/2022