Migalhas Quentes

STJ celebra trajetória das ministras em vídeo especial

Homenagem evidenciou que a força das mulheres não apenas moldou o STJ, mas também expandiu caminhos para as futuras gerações.

8/3/2025

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado, 8, o STJ publicou vídeo especial destacando a trajetória de presenças femininas que ajudaram a construir a história da Corte.

A produção ressalta todas as áreas do Tribunal, desde estagiárias e servidoras até advogadas e ministras, evidenciando o papel essencial das mulheres na consolidação da Justiça no Brasil.

O vídeo relembra a trajetória de Eliana Calmon, a primeira mulher a ocupar uma cadeira no STJ, em 1999. Sua chegada abriu caminho para outras magistradas, como Nancy Andrighi, que tomou posse no mesmo ano e, atualmente, é a ministra há mais tempo em atividade no Tribunal. 

A linha do tempo apresentada na homenagem passa também por Laurita Vaz, primeira mulher a presidir o STJ entre 2016 e 2018, além de Denise Arruda, Maria Thereza de Assis Moura e Isabel Gallotti.

Outras ministras citadas são Assusete Magalhães, primeira mulher a ocupar a Ouvidoria do STJ, e Regina Helena Costa, além da mais recente integrante do Tribunal, Daniela Teixeira, que tomou posse em 2023.

A homenagem destacou que a presença feminina no STJ vai muito além das ministras, reconhecendo o papel de todas as mulheres que atuam na Corte e reforçando o compromisso com a igualdade de gênero na Justiça.

Confira o vídeo na íntegra:

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

STF homenageia o Dia Internacional da Mulher com iluminação especial

8/3/2025
Migalhas Quentes

Juízas que inspiram: equidade e acolhimento no Judiciário

8/3/2025
Migalhas Quentes

Mulheres nos Tribunais Superiores: Desafios na representatividade

7/3/2025