Migalhas Quentes

STJ anula julgamento por falta de intimação de advogado para sustentar

Decisão da 5ª turma reafirma importância das prerrogativas da advocacia e do direito à ampla defesa.

11/3/2025

Falta de intimação do advogado para a realização de sustentação oral configura nulidade no julgamento de habeas corpus. Assim decidiu a 5ª turma do STJ ao acolher embargos de declaração no HC 861.593. A relatora, ministra Daniela Teixeira, fundamentou sua decisão no art. 7º, § 2º-B, da lei 8.906/94, Estatuto da Advocacia e da OAB, incluído pela lei 14.365/22.

Segundo a ministra, a ausência de comunicação ao advogado sobre a data do julgamento impede o exercício do direito à sustentação oral, prerrogativa assegurada em ações de competência originária, como o habeas corpus.

"O advogado não foi intimado da data do julgamento, o que impossibilitou o exercício do direito de fazer a sustentação oral. Assim, imperiosa a anulação do julgamento, para que seja garantida a prévia ciência do causídico."

Em processo relatado pela ministra Daniela Teixeira, STJ anula julgamento por falta de intimação de advogado para sustentação.(Imagem: Gustavo Lima/STJ)

Ministra Daniela também ressaltou a jurisprudência do STJ, que considera cerceamento de defesa a recusa a um pedido expresso da defesa para a realização da sustentação oral. A ministra citou como precedentes os HCs 583.604 e 690.336, relatados pelos ministros Nefi Cordeiro e Ribeiro Dantas, respectivamente.

A preliminar foi acolhida para anular o julgamento do habeas corpus e garantir a prévia intimação da defesa para, querendo, sustentar oralmente. 

O voto foi acompanhado, por unanimidade, pelos pares: ministros Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas, Joel Ilan Paciornik e Messod Azulay Neto. 

Leia o acórdão.

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

STJ anula julgamento por ausência de intimação de pauta virtual

14/5/2024
Migalhas Quentes

STJ invalida citação entregue a porteiro sem declaração por escrito

3/10/2023
Migalhas Quentes

STJ: É nula citação por WhatsApp se não assegura identidade do citando

15/8/2023
Migalhas Quentes

Justiça reconhece nulidade de intimação e afasta multa a empresa

4/8/2021
Migalhas Quentes

STJ: É nula intimação que não ocorreu em nome de todos os advogados conforme pedido pela parte

25/11/2020