Migalhas Quentes

STF: Ex-assessor de Bolsonaro é multado por postagem de advogado

Filipe Martins está impedido de usar redes sociais.

8/4/2025

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, impôs uma multa de R$ 20 mil a Filipe Martins, ex-assessor de assuntos internacionais de Jair Bolsonaro, envolvido na investigação da trama golpista. A penalidade decorre da aparição de Martins em um vídeo divulgado nas redes sociais pelo seu advogado, Sebastião Coelho. Desde o ano passado, após sua libertação e a imposição de medidas cautelares, Martins estava proibido de utilizar plataformas digitais.

Além da multa, Moraes determinou que Martins forneça esclarecimentos, em até 24 horas, sobre a publicação. "Aplico multa de R$ 20 mil pela referida postagem no perfil @desembargadorsebastiaocoelho, na plataforma Instagram, e determino que o denunciado preste esclarecimentos, no prazo de 24 horas, sobre as razões do desrespeito, sob pena de imediata conversão das medidas cautelares em prisão", decidiu o ministro.

O vídeo em questão foi publicado no perfil do advogado no Instagram. Na gravação, Coelho relata sua ida ao fórum de Ponta Grossa/PR, cidade onde reside Filipe Martins, para acompanhá-lo na apresentação semanal à Justiça, conforme determinação de Moraes. Durante o vídeo, Martins permanece em silêncio, com os braços cruzados. O advogado classifica a apresentação, realizada todas as segundas-feiras, como um "absurdo" e alega que a medida foi imposta para "desfazer uma prisão por fato inexistente".

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Sebastião Coelho, Desembargador APOSENTADO do TJDFT. (@desembargadorsebastiaocoelho)

Em agosto do ano passado, após seis meses de prisão preventiva, Moraes determinou a soltura de Martins, convertendo a detenção em medidas cautelares, incluindo o comparecimento semanal à Justiça, a proibição de deixar o país e a restrição ao uso de redes sociais.

Filipe Martins e outros cinco denunciados, pertencentes ao núcleo 2 da trama golpista, serão julgados nos dias 22 e 23 deste mês pela 1ª turma do STF. O julgamento definirá se eles se tornarão réus pelas acusações de promover ações para “sustentar a permanência ilegítima” de Bolsonaro no poder.

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

Ex-desembargador é detido no STF por desacato durante caso de Bolsonaro

25/3/2025
Migalhas Quentes

Juiz condena ex-assessor de Bolsonaro por gesto racista no Senado

18/12/2024
Migalhas Quentes

Veja quem integrava “núcleo jurídico” do golpe de Estado, segundo a PF

8/2/2024