Migalhas Quentes

Grupo de trabalho do CNJ inicia discussões sobre reforma tributária

Equipe deverá apresentar, até o final de maio, um anteprojeto de emenda à CF que trate da competência jurisdicional para o processamento e julgamento de causas envolvendo os novos tributos instituídos pela EC 132/23.

25/4/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Na última quinta-feira, 24, ocorreu a primeira reunião do grupo de trabalho do CNJ sobre a reforma processual tributária instituída pela EC 132/23.

428136

Na reunião, foram debatidas medidas para garantir a preservação do acesso à Justiça por entes públicos e contribuintes, além de alternativas para racionalizar, simplificar e dar maior celeridade ao tratamento judicial das novas demandas decorrentes das recentes mudanças no sistema tributário nacional.

Grupo de trabalho que discute reforma tributária realiza primeira reunião no CNJ.(Imagem: G. Dettmar/Ag.CNJ)

O grupo

Instituído pelo CNJ para propor mudanças no processo judicial tributário, o grupo conta com a coordenação do presidente do Conselho, ministro Luís Roberto Barroso, e com a participação de representantes dos três Poderes e outras entidades.

A equipe objetiva adaptar o sistema às transformações introduzidas pela EC 132/23, que instituiu dois tributos: a CBS - Contribuição sobre Bens e Serviços e o IBS - Imposto sobre Bens e Serviços, em substituição ao ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins.

Considerando as mudanças promovidas, a equipe deverá apresentar, até o final de maio, um anteprojeto de emenda à CF que trate da competência jurisdicional para o processamento e julgamento de causas envolvendo os novos tributos.

Informações: CNJ.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos