O IPSConsumo - Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo e o Instituto Caramelo enviaram manifesto conjunto à Senacon - Secretaria Nacional do Consumidor e a mais de 900 Procons de todo o país, alertando para os impactos da possível fusão entre Petz e Cobasi, as duas maiores redes do varejo pet no Brasil.
De acordo com estudo citado, elaborado pela Ferres Economia, a união das empresas criaria concentrações de mercado acentuadas, com a formação de centenas de monopólios, desestimulando investimentos em melhorias e eliminando a concorrência no setor.
O manifesto alerta para quatro riscos principais:
- aumento de preços de rações e medicamentos, estimado em pelo menos 5% conforme relatório da GO Associados;
- fechamento de pet shops e comércios de bairro, cuja probabilidade de encerramento cresce 35% em regiões com lojas das duas redes;
- piora na qualidade e diversidade de produtos e serviços, devido à concentração do poder de negociação com fornecedores;
- aumento de preços, queda nos cuidados com animais e possível aumento do abandono, que já atinge cerca de 25% dos pets no país, segundo levantamento.
No documento, as organizações pedem atenção dos órgãos de defesa do consumidor para impedir que a fusão comprometa a proteção dos animais e o equilíbrio do mercado pet.
Leia a íntegra do manifesto.