Migalhas Quentes

PGR pede reforço de policiamento nas proximidades da casa de Bolsonaro

O parecer foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.

26/8/2025

A PGR enviou nesta segunda-feira, 25, ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, parecer favorável ao reforço de policiamento nas proximidades da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília.

O posicionamento foi apresentado após Moraes receber cópia do pedido inicial encaminhado pelo deputado Federal Lindbergh Farias ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. O parlamentar argumentou que a medida é necessária para assegurar a “aplicação da lei penal”.

Segundo a PGR, caberá à PF ampliar a vigilância em torno da casa do ex-presidente.

“Parece ao Ministério Público Federal de bom alvitre que se recomende formalmente à polícia que destaque equipes de prontidão em tempo integral para que se efetue o monitoramento em tempo real das medidas de cautela adotadas, adotando-se o cuidado de que não sejam intrusivas da esfera domiciliar do réu, nem que sejam perturbadores das suas relações de vizinhança”, registrou a Procuradoria.

Fachada da PGR.(Imagem: Antonio Augusto/MPF)

Julgamento no STF

Na próxima terça-feira, 2 de setembro, Bolsonaro e outros sete aliados, denunciados como integrantes do núcleo 1 da trama golpista, serão julgados pela 1ª turma do Supremo.

O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde o início de agosto, monitorado por tornozeleira eletrônica, após Moraes considerar que ele descumpriu medidas cautelares que proibiam publicações em redes sociais, inclusive por meio de terceiros.

Na semana passada, em outra investigação, a PF localizou no celular de Bolsonaro um documento de pedido de asilo político destinado ao presidente da Argentina, Javier Milei. O material, segundo a polícia, estava salvo desde 2024.

A defesa afirmou que o documento não passou de um "rascunho", negou qualquer tentativa de fuga e disse que não houve solicitação de asilo.

Leia a manifestação.

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

Bolsonaro responde a Moraes e nega descumprimento de medidas cautelares

22/8/2025
Migalhas Quentes

Bolsonaro e Eduardo são indiciados em inquérito sobre sanções dos EUA

21/8/2025
Migalhas Quentes

Ministro Zanin marca julgamento de Bolsonaro para setembro; veja datas

15/8/2025
Migalhas Quentes

Moraes autoriza visitas de familiares a Bolsonaro em prisão domiciliar

6/8/2025
Migalhas Quentes

EUA condenam ordem de Moraes e alertam para punições: "Deixem Bolsonaro falar"

5/8/2025