No quarto dia de análise da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, o ministro Luiz Fux iniciou seu voto na 1ª turma do STF saudando os colegas e fazendo uma brincadeira com o ministro Flávio Dino.
Após os cumprimentos ao presidente da turma, ministro Cristiano Zanin, e à ministra Cármen Lúcia, decana da 1ª turma, Fux destacou a atuação do ministro Alexandre de Moraes, parabenizando o relator “pela dedicação demonstrada ao longo do seu voto”.
Na sequência, voltou-se a Flávio Dino, a quem chamou de “dileto amigo”, ressaltando que ele tem “um humor especial” e que isso “o torna atraente”.
Veja o momento de descontração:
O gesto descontraído ocorre após o episódio de tensão registrado no dia anterior, quando Fux criticou a interferência do colega durante o voto de Alexandre de Moraes.
Na ocasião, S.Exa. relembrou um acordo prévio com Cristiano Zanin para que os ministros votassem sem interrupções, o que levou Dino a responder em tom irônico que não faria intervenções durante o voto de Fux: "Pode dormir em paz".