Migalhas Quentes

Advogado morre após intoxicação por metanol em bebida alcoólica em SP

Três mortes já foram confirmadas em São Paulo; autoridades intensificam fiscalização e alertam para riscos das bebidas adulteradas.

30/9/2025

O advogado Marcelo Macedo Lombardi (OAB/SP 220321), de 45 anos, foi uma das vítimas que morreu em decorrência de intoxicação por metanol, presente em bebidas alcoólicas adulteradas em São Paulo. Dono de uma imobiliária familiar na região do Sacomã, na Zona Sul da capital, ele morreu após falência múltipla de órgãos, consequência direta da contaminação.

Segundo a família, o advogado acordou desorientado, sem conseguir enxergar, e foi levado ao hospital pela esposa e pela mãe. O quadro evoluiu rapidamente até a parada cardiorrespiratória. “Perdemos a nossa base. Ele era o pilar da família”, relatou a irmã Fernanda Lombardi, também advogada e sócia de Marcelo. As informações foram publicadas pelo G1.

O corpo foi sepultado em Santo André nesta terça-feira, 30.

Advogado Marcelo Lombardi morreu após ser intoxicado por metanol em bebida.(Imagem: Reprodução/Redes sociais)

441167

Avanço dos casos

De acordo com o CVS-SP - Centro de Vigilância Sanitária, até a noite de segunda-feira, 29, seis casos de intoxicação por metanol foram confirmados no Estado e dez ainda estão em investigação. Além da morte de Marcelo, foram registrados outros dois óbitos, em São Bernardo do Campo e na capital paulista.

As ocorrências foram reveladas em reportagem exibida pelo Fantástico no último domingo. Autoridades destacam que as suspeitas são de bebidas adulteradas adquiridas em estabelecimentos de consumo social.

O que é o metanol?

O metanol é um álcool incolor e inflamável, semelhante ao etanol (álcool presente em bebidas), mas altamente tóxico para o organismo humano. Ao ser metabolizado, transforma-se em ácido fórmico, substância que envenena as células e pode causar danos graves no fígado, no sistema nervoso central e no nervo óptico. O metanol é de uso restrito à indústria, sendo empregado na produção de solventes, plásticos, tintas e biodiesel. Não é seguro para consumo humano mesmo em pequenas quantidades.

Reação das autoridades

O Ministério da Justiça e Segurança Pública emitiu nota técnica com orientações urgentes a bares, restaurantes, casas noturnas, mercados, distribuidores e plataformas de e-commerce. Entre as recomendações estão:

O MJSP também destacou que a comercialização de bebidas adulteradas configura crime previsto no artigo 272 do Código Penal, sujeito a pena de reclusão e multa, além de ser crime contra as relações de consumo (lei 8.137/90).

No âmbito estadual, o Procon/SP anunciou intensificação da fiscalização em bares, adegas, supermercados e casas noturnas, em parceria com o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC). O órgão reforça ainda que consumidores devem estar atentos a preços muito baixos, embalagens com defeitos e sintomas pós-consumo.

Nota de pesar

A OAB Ipiranga emitiu nota lamentando o falecimento do causídico.

"É com profundo pesar que a OAB Ipiranga comunica o falecimento do Dr. Marcelo Macedo Lombardi, inscrito nesta Subseção e Vice-Presidente da Comissão de Direito Imobiliário na gestão 2022/2024.

Dr. Marcelo será sempre lembrado pela sua dedicação, amizade e compromisso com a advocacia.

Neste momento de dor, expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos, desejando que encontrem forças e conforto para superar essa irreparável perda."

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

PF abre inquérito sobre metanol e governo estabelece protocolo de ação

30/9/2025
Migalhas Quentes

Intoxicações por bebida acendem alerta; MJ aponta consequências legais

30/9/2025
Migalhas Quentes

Sócios e funcionários da Backer se tornam réus por cervejas contaminadas em MG

19/10/2020