Migalhas Quentes

Reforma tributária: Senado vota segunda etapa da regulamentação

Ao menos três emendas devem ser incorporadas pelo relator, senador Eduardo Braga.

30/9/2025

O Senado deve votar nesta terça-feira, 30, o projeto de lei complementar (PLP 108/24) que regulamenta a segunda parte da reforma tributária.

A proposta, de autoria do Executivo Federal, define as regras para os novos tributos criados pela Emenda Constitucional 132: o IBS - Imposto sobre Bens e Serviços, que substituirá o ICMS nos Estados e o ISS nos municípios, e a CBS - Contribuição sobre Bens e Serviços, de alcance Federal.

O texto disciplina pontos como arrecadação, fiscalização, créditos tributários e desonerações, além de instituir o Comitê Gestor do IBS.

Ao todo, o projeto tem 195 emendas de Plenário. Destas, ao menos três devem ser incorporadas pelo relator, senador Eduardo Braga, ao parecer que será apresentado hoje.

Senador Eduardo Braga é relator da regulamentação da reforma tributária no Senado.(Imagem: Lula Marques/Agência Brasil | Arte Migalhas)

Entre as emendas acolhidas estão a de Nelsinho Trad, Jorge Kajuru e Augusta Brito. As mudanças ocorreram após forte pressão de governadores, prefeitos e empresários, especialmente do setor de combustíveis.

Veja como era e como deve ficar:

!function(){"use strict";window.addEventListener("message",function(a){if(void 0!==a.data["datawrapper-height"]){var e=document.querySelectorAll("iframe");for(var t in a.data["datawrapper-height"])for(var r,i=0;r=e[i];i++)if(r.contentWindow===a.source){var d=a.data["datawrapper-height"][t]+"px";r.style.height=d}}})}();

Impactos políticos e econômicos

A votação acontece em meio a intensas disputas políticas e pressões regionais. Governadores e prefeitos defendem garantias contra perdas de arrecadação, enquanto o setor produtivo busca segurança jurídica e previsibilidade. Já parlamentares pressionam para preservar benefícios regionais e políticas sociais.

Com as alterações feitas por Braga, o texto deverá voltar à Câmara dos Deputados, onde passará por nova análise antes da promulgação.

Resumo do texto complementar

O PLP 108/24 detalha o funcionamento do IBS e da CBS, regulamentando arrecadação, fiscalização, créditos e o Comitê Gestor do IBS. O debate no Congresso mostra que, mesmo após a aprovação da reforma, ainda há divergências sobre sua aplicação.

As principais emendas discutem:

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

CCJ do Senado aprova regulamentação da reforma tributária

18/9/2025
Migalhas Quentes

Senado aprova regulamentação da reforma tributária

13/12/2024
Migalhas Quentes

Câmara rejeita taxar grandes fortunas; regra de impostos vai ao Senado

30/10/2024
Migalhas Quentes

CCJ do Senado define calendário para regulamentar reforma tributária

23/10/2024
Migalhas Quentes

Reforma tributária: Relatório é apresentado no Senado

25/10/2023