Livre-Docente em Direito (USP), Mestre e Doutor em Direito Tributário (PUC-SP), Pós-Doutor em Direito e Economia (Berkeley), professor e advogado. Membro fundador da LEXUM
O artigo levanta a hipótese de que, ao escalar o confronto com os EUA após a Carta de Trump, Lula e o STF podem estar sinalizando intenção de rompimento para reforçar apoio interno.
O artigo analisa o tarifaço de Trump ao Brasil como sanção política, à luz da teoria dos jogos, e alerta para os riscos dos impactos econômicos e geopolíticos do isolamento.
O novo aumento do IOF, aliado à confissão de risco de shutdown pelo governo, revela um desvio de finalidade que afronta a CF, a lei de liberdade econômica e a lei de responsabilidade fiscal.
Uma análise do conflito STF – Congresso sobre a anistia ao 8 de janeiro, pela ótica da teoria dos jogos. Propõe-se uma solução estratégica e racional, evitando uma eventual crise institucional.
Uma crítica à hermenêutica arbitrária do ministro Alexandre de Moraes, comparada à figura literária de Humpty Dumpty, revelando riscos à segurança jurídica e ao Estado Democrático de Direito.