Professora autora de Proteção de Dados, LGPD e Compliance Trabalhista na FGV. Pós-doutora em Direito, UFRGS. Doutora em Engenharia da Informação, IA, UFABC. Mestre em Direito, USP e Doutorado UBA.
O artigo analisa os riscos éticos do GPT-4, defendendo regulação urgente da IA para evitar desigualdades, reforçar direitos e proteger a sociedade de impactos irreversíveis.
Canais de denúncia independentes são essenciais à NR-01 para prevenir riscos psicossociais e fortalecer a governança trabalhista com base em normas nacionais e internacionais.
Destaca-se a importância da independência do DPO, conforme a resolução 18 da ANPD para evitar conflitos de interesse, sanções e comprometimento da proteção de dados.
Os empregados devem entender de forma clara porque o empregador necessita coletar essas informações, que não há outro meio de se atingir a mesma finalidade e qual objetivo o empregador pretende alcançar.
Dos jogos infantis para os negócios surge um novo mundo, uma nova realidade aumentada e paralela, que combina diversos ambientes virtuais em um novo conceito de universo online 3D e que opera com a ajuda de funções de blockchain.
O assédio moral, também denominado "terror psicológico", traduz-se em uma série de práticas e comportamentos inaceitáveis, os quais acarretam danos de várias naturezas e que podem ser físicos, psicológicos, ou mesmo financeiros.