MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Bolsonaro retira indicações ao Cade; recuo preocupa advogados
Indicações

Bolsonaro retira indicações ao Cade; recuo preocupa advogados

Nomes haviam sido indicados em maio, mas nesta quinta-feira, 1º, governo solicitou retirada de tramitação ao Senado.

Da Redação

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Atualizado às 08:49

Nesta quinta-feira, 1º, foram publicados, no DOU, dois despachos (325/19 e 326/19) do presidente da República, Jair Bolsonaro, solicitando ao Senado a retirada da tramitação de duas indicações ao cargo de conselheiro de Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Os nomes do economista Leonardo Bandeira Rezende e do procurador Vinícius Klein haviam sido indicados, por meio de duas mensagens (191/19 e 192/19) publicadas em maio deste ano, para que eles ocupassem as vagas decorrentes do término dos mandatos, respectivamente, dos conselheiros Polyanna Ferreira Silva Vilanova e João Paulo de Resende.

t

Para o advogado José Del Chiaro, da Advocacia José Del Chiaro, a solicitação da retirada dos nomes causa estranheza e preocupação. Isso porque, o causídico entende que a manobra parece uma "barganha com o Senado" para viabilizar a nomeação de Eduardo Bolsonaro ao cargo de embaixador nos EUA.

Segundo Del Chiaro, as indicações provocaram atrito nas relações entre o governo e o Congresso, pois os parlamentares teriam reclamado que elas foram feitas sem negociação como o Legislativo.

"Causa estranheza e profunda preocupação, como advogado militante na área há décadas, a inédita retirada de nomes qualificados quando o tribunal do Cade se acha paralisado por falta de quórum, sendo totalmente irrazoável o congelamento de operações de aquisição e venda de empresas em razão de impasses políticos."

Del Chiaro considera que há dois problemas na suspensão das indicações. O primeiro é emitir um sinal ao mercado de que a composição do Cade esteja contaminada por vícios como a falta de um não harmônico relacionamento entre Executivo e Congresso.

"Temos um Congresso ainda com vícios do passado por parte de alguns de seus integrantes e uma Presidência da República que ainda não encontrou o ponto de equilíbrio para um relacionamento entre os dois poderes. Só que isso não deveria gerar ruídos como a não indicação de pessoas técnicas competentes."

O outro problema, conforme o causídico, é que, parado, o Cade, fica sem julgar processos que, atrasados, dificultam investimentos no país, num momento em que o Brasil luta para sair de uma crise econômica.

"O Cade é um órgão de Estado, deve ser entendido como tal, respeitado como tal e seus quadros demandam e precisam de membros técnicos com conhecimento e capacitação e que não sejam relacionados ao meio político. Atitudes como esta, sinalizam aos investidores mais um risco para investir no Brasil, afastando a boa imagem e reconhecimento internacional que esse órgão de excelência construiu por suas decisões técnicas."

Segundo o advogado Alexandre Bastos, do escritório Nelson Wilians & Advogados Associados, agora, o governo será forçado a negociar sobre as indicações ao conselho.

"O Cade está sem quórum de votação desde julho e, apesar de já ter os dois nomes indicados desde maio, o Senado segurou as sabatinas desses indicados, forçando o governo a negociar."

O travamento do processo decisório no Conselho também não parece razoável em um momento de paralisia econômica, entende o economista Cleveland Prates. "Ao contrário, a escolha dos novos membros do órgão deve ser rápida e observar o elevado nível de especialização exigido dos novos conselheiros no trato dos vários casos que terão que julgar. Não há espaço para indicações que não sejam eminentemente técnicas e de pessoas que não conheçam a área da concorrência, sob pena de atrapalharmos no futuro o bom funcionamento da economia", pontua.

_________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...