MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Julgamento da boate Kiss foi marcado por polêmicas; relembre
Caso Kiss

Julgamento da boate Kiss foi marcado por polêmicas; relembre

Ontem, o TJ/RS decidiu anular o Júri realizado em dezembro.

Da Redação

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Atualizado às 10:00

Nesta quarta-feira, 3, o caso da boate Kiss teve mais um episódio: o TJ/RS decidiu anular o Júri realizado em dezembro do ano passado e determinou que os quatro condenados pelo incêndio sejam colocados em liberdade imediatamente.

O processo todo foi marcado por uma série de polêmicas, relembre a seguir algumas delas:

Agastamentos

Durante os 10 dias de Júri, juiz, advogados, Ministério Público e até depoentes protagonizaram uma série de agastamentos. Veja alguns momentos:

Carta psicografada

Ainda durante o julgamento de dezembro, a advogada do músico Marcelo de Jesus dos Santos, responsável por ter acendido o artefato pirotécnico durante o show da banda Gurizada Fandangueira, usou uma carta psicografada para tentar inocentá-lo. A causídica apresentou um áudio que supostamente traria a mensagem de um dos 242 jovens mortos na boate.

"Procurem aceitar as determinações divinas. Eu também lamento tudo o que ocorreu, mas só me resta tentar me adaptar à realidade. [...] Vamos lembrar que os responsáveis também têm famílias e não tiveram qualquer intenção quanto à tragédia acontecida. Pensemos no fato como uma fatalidade e hoje já começamos a entender um pouco em sentido mais profundo do que nos ocorreu de ponto de vista da lei de causa e efeito."

Cabo de guerra

O caso também foi marcado por um "cabo de guerra" entre o TJ/RS e o presidente do STF, ministro Luiz Fux. O Júri acabou no dia 10/12/21, mas os condenados não saíram presos em razão de um habeas corpus preventivo concedido pela 1ª câmara Criminal do TJ/RS. 

Em 14/12/21, Fux suspendeu a liminar e determinou a prisão imediata dos quatro réus. Dois dias depois, por 2 votos a 1, a 1ª câmara Criminal do TJ/RS ratificou o HC preventivo e concedeu em definitivo a liberdade para os réus. 

Em razão de nova ordem do presidente do STF, sustando os efeitos de uma eventual concessão do HC, não foram expedidos alvarás de soltura e os réus permaneceram presos.

Toupeira

Mais recentemente, no julgamento de ontem, houve uma gafe envolvendo magistrado e advogado. O desembargador Manuel José Martinez Lucas se referiu ao advogado do assistente de acusação como "toupeira"

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...